Desde o último domingo (20), juntamente com a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, a Igreja Católica celebra a vocação à vida consagrada. A reflexão ganha maior atenção porque a Igreja em todo o Brasil vive o terceiro Ano Vocacional. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. O tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, a vida consagrada deve ser vista como “uma resposta livre a um chamamento particular de Cristo, mediante a qual os consagrados se entregam totalmente a Deus e tendem para a perfeição da caridade sob a moção do Espírito Santo”.
São pessoas que um dia receberam o chamado de Deus e se puseram livremente ao serviço de seu Reino. Eles têm a missão radical de seguir Jesus Cristo pela profissão solene dos votos de obediência, pobreza e castidade em uma congregação.
Os consagrados são aqueles que, no coração da Igreja e do mundo, não se cansam de testemunhar a grandeza e a beleza de seguir Jesus Cristo, oferecendo-se cada dia a Ele.
Oração do Ano Vocacional
Senhor Jesus,
enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,
que fazeis os corações arderem e os
pés se colocarem a caminho,
ajudai-nos a discernir a graça do vosso
chamado e a urgência da missão.
Continuai a encantar famílias, crianças,
adolescentes, jovens e adultos,
para que sejam capazes de sonhar e se entregar,
com generosidade e vigor,
a serviço do Reino,
em vossa Igreja e no mundo.
Despertai as novas gerações para a
vocação aos Ministérios Leigos,
ao Matrimônio, à Vida Consagrada
e aos Ministérios Ordenados.
Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,
ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação
e a responder com alegria.
Amém!