A identidade visual do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar foi apresentada pela Pastoral Familiar da Arquidiocese da Paraíba. A arte foi criada por Luciano Barros e fará parte de todas as peças oficiais do evento. O evento está agendado para o mês de setembro de 2025 e será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa (PB) com o tema “Família, peregrina da esperança” e lema “Um só coração e uma só alma” (At 4,32), em sintonia com o Jubileu 2025.
De acordo com o autor, a identidade visual do evento foi pensada para retratar a história e a beleza da cidade de João Pessoa (PB), incluindo os habitantes e os traços arquitetônicos. Destaque para a representação do rio Sanhauá, onde nasceu o homem que dá nome à capital paraibana, e que é sinônimo de vida por garantir o sustento de muitas famílias ribeirinhas.
A arte também evidencia o Convento São Francisco e o Cruzeiro que são patrimônios histórico-artístico e religioso, sendo este último considerado “o maior monumento no estilo barroco da América Latina”. Ainda aparece na identidade visual do congresso o famoso Hotel Globo conhecido por sua localização geográfica privilegiada que permite um das mais belas vistas de João Pessoa.
As cores presentes na marca remetem aos cinco continentes – Ásia, África, Europa, América e Oceania – e também significam o colorido das famílias missionárias, peregrinas da esperança que trazem suas culturas e suas histórias.
“É o momento de nos unirmos em ‘um só coração e uma só alma’ para propagarmos a paz no mundo. E como não poderia deixar de ser, a família, berço de nossa vida e sinal de unidade. Um porto seguro para que possamos crescer e continuar transformando a nossa sociedade”, afirmou Luciano Barros.
Missa de envio
Centenas de integrantes da Pastoral Familiar da Paraíba, ligados ao Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram, domingo (29), da missa de envio do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, realizada na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson.
Saiba mais: Missa de Envio do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar ocorreu neste domingo (29)