A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) disponibilizou o primeiro encontro do subsídio “Hora da Palavra”, material que será utilizado mensalmente por grupos de famílias de todo o Brasil. A base dos encontros é a Leitura Orante da Palavra de Deus, metodologia que contempla quatro degraus para rezar a partir dos textos bíblicos: leitura, meditação, oração e contemplação. Neste ano de 2024, a publicação tem como tema “Família, Igreja doméstica”.
“Hora da Palavra” é o novo nome do subsídio “Hora da Família – Celebrações Mensais”, que, desde 2020, ajudou agentes da Pastoral Familiar, de movimentos e comunidades a vivenciar a experiência do encontro, “animando, formando e gerando comunhão em nossas comunidades, sejam elas da Pastoral Familiar ou não”, segundo a CNPF.
Essa mudança metodológica no Hora da Família Mensal – que agora será o Hora da Palavra – também considera o processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Os bispos do Brasil aguardam os resultados do Sínodo e aprofundam reflexões sobre as Comunidades Eclesiais Missionárias para votarem novas Diretrizes.
As atualizações na metodologia do material tomaram um tempo superior ao planejado na preparação e impediram a produção do subsídio no tempo necessário para chegar já no início janeiro às comunidades do Brasil. Assim, o primeiro encontro do ano foi disponibilizado gratuitamente para download.
Experiência intensa e profunda
“Este subsídio ‘HORA DA PALAVRA’ foi elaborado pensando nas pessoas de fé que desejam fazer uma experiência mais intensa e profunda da Palavra de Deus. Uma espiritualidade como dos primeiros cristãos, ‘com a Bíblia nas mãos e os pés na missão’”, afirmou o bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari.
Para dom Bruno, referencial da Pastoral Familiar em âmbito nacional, a Leitura Orante da Palavra de Deus deverá fazer parte de todos os encontros: “Os passos propostos já foram experimentados por muitas pessoas de fé que testemunham uma grande mudança de vida depois que aprenderam a rezar com a Bíblia nas mãos”.
Ele destaca também que “as famílias que vivem ao redor da Palavra formam a ‘Igreja doméstica’, resgatam a experiência da fé dos primeiros cristãos e estimulam as ‘Comunidades Eclesiais Missionárias’ a viverem em permanente missão, para que Jesus chegue com sua salvação para todos os povos”.
O encontro de janeiro de 2024 está disponível gratuitamente no Portal Vida e Família, e para baixá-lo, basta acessar www.vidaefamilia.org.br/horadapalavra.