A Pastoral Familiar da comarca de Mafra, ligada à Diocese de Joinville (SC), do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou um retiro para casais de nova união no último final de semana (23 e 24 de março). Com o tema “A Igreja é seu lugar”, 18 casais participaram de diversas atividades, incluindo palestras, momentos de testemunhos, dinâmicas, animação e celebração. Todas as atividades do retiro foram baseadas no Itinerário “Bom Pastor” da Pastoral Familiar.
Já em Jaraguá do Sul, também em Santa Catarina, a Pastoral Familiar está organizando um encontro para casais não casados. O retiro será realizado no dia 6 de abril, das 14h às 20h. O tema central do retiro está no pedido feito por São João Paulo II, na Exortação Apostólica Familiaris Consortio.
“Consciente de que o matrimónio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo já o valor do matrimónio e da família, procura vivê-lo fielmente, a quem, incerto e ansioso, anda à procura da verdade e a quem está impedido de viver livremente o próprio projeto familiar. Sustentando os primeiros, iluminando os segundos e ajudando os outros, a Igreja oferece o seu serviço a cada homem interessado nos caminhos do matrimónio e da família”, disse o papa em 1980.
Bom Pastor
A publicação “Bom Pastor: Itinerário para Encontro de Casais em Nova União” tem o objetivo de acolher, acompanhar, discernir e integrar a fragilidade dos casais que vivem em nova união, mas buscam a fidelidade à Cristo e a Igreja e desejam ardentemente aprofundar e amadurecer a sua fé. O material está dividido em cinco partes: objetivos do itinerário; método e orientações gerais para o encontro; sugestão de cronogramas; síntese das atividades, palestras, dinâmicas e círculos; e, equipes que irão promover os encontros.