ma das dificuldades desta quarentena imposta pela pandemia do coronavírus é a falta de contato das crianças e a natureza. Como manter a qualidade de vida dos pequenos entre quatro paredes, quando sabemos a importância da convivência em sociedade e da proximidade com o mundo lá fora?
A partir dessa preocupação com as limitações impostas pelo isolamento domiciliar, o programa Criança e Natureza – que visa garantir que as crianças cresçam e se desenvolvam em contato com a natureza – lançou uma série de conteúdos para apoiar famílias, educadores e agentes de saúde a proporcionar a conexão das crianças com a natureza nesta quarentena.
São dicas práticas, recursos, reportagens, artigos, pesquisas e até sugestões de cursos e formações elaborados pelo programa e também outras iniciativas nacionais e internacionais. O material completo pode ser acessado aqui. A página é colaborativa e está aberta para sugestões de novos conteúdos.
Para ajudar, o Lunetas selecionou algumas recomendações do Criança e Natureza para famílias e educadores para aproximarem crianças e natureza na quarentena – esse contexto tão novo para todos nós.
Como famílias podem aproximar as crianças da natureza?
A quarentena pode oferecer algo raro e precioso: tempo livre para que as crianças olhem para dentro de si, reconheçam o que as move e brinquem sozinhas. Algumas dicas práticas:
Manter as crianças ativas fisicamente
- Proponha desafios do tipo “você consegue achar…” ou “quão alto você pode pular?”
- Faça brincadeiras como amarelinha, que pode ser desenhada no chão de casa, ou esconde-esconde.
- Crie danças e coreografias com músicas favoritas das crianças.
- Aproveite qualquer espaço da casa para construir cabanas e estimular a imaginação de um acampamento fictício.
Explorar a natureza por perto
- Disponibilize coleção de folhas, sementes e outros objetos naturais ao alcance.
- Estimule as crianças a observar aves e insetos pela janela, assim como o céu e o formato das nuvens, como propõe este jogo de cartas, disponível gratuitamente para baixar.
- Se possível, separe um tempo com as crianças para tomar sol e ar fresco.
- Crie um diário de descobertas, reunindo todos os aprendizados desta observação da natureza ao redor.
- Observe as ruas a partir da janela: este manual ajuda a guiar esta observação de maneira criativa e educativa.
Cultivar plantas
- Estimule as crianças a plantarem: pode começar com o cultivo de feijão no algodão ou criar terrários com suculentas e pequenos arbustos.
- Incentive seus filhos a ajudar a cuidar das plantas da casa, dando água, reformando vasos ou adubando.
- Mantenha um diário de registros desses cuidados e descobertas.
Usar livros e filmes para ampliar referências
- Escolha livros de ficção que inspiram as crianças em suas próprias aventuras e viagens.
- Selecione livros que estimulem a curiosidade científica dos pequenos, como guias de observação de estrelas ou identificação de aves, plantas e outros animais.
- Use as telas a favor, selecionando vídeos, documentários e animações sobre o mundo natural.
A dica principal é: aposte no brincar livre. Permita que a criança dê vazão para construir, criar, montar e fazer brinquedos a partir de utensílios de madeira ou metal; materiais como tecidos, cascas, sementes, pedras, conchas, cordas; e elementos naturais, como terra, areia, ar, água, barro e até fogo (com cuidado e supervisão dos adultos).
Como educadores podem aproximar crianças da natureza?
Uma proposta é trabalhar a relação com a natureza enquanto os alunos estiverem em situação de isolamento com o que se tem ao redor.
- A nossa própria natureza: antes de tudo, educadores precisam estar atentos com a própria saúde, física e mental. É importante cuidar de quem cuida. Você tem dormido bem? Se alimentado bem? Tem alongado seu corpo no dia a dia? Tem tomado um pouco de sol?
- Tempo e espaço: o educador pode usar a observação de mudança de estação, do clima, do tempo de crescimento de uma planta, por exemplo, para registrar e sistematizar esse conhecimento como ferramenta didática.
- Origem das coisas e dos alimentos: é possível pensar em atividades que levem em consideração a origem das coisas, de onde vêm os alimentos, de que são feitos os materiais que vemos e usamos.
- Mapas mentais para trabalhar sentimento de pertencimento: do que os estudantes sentem falta do lado de fora, quais os percursos que eles conhecem e como se relacionam com os lugares dentro de seus territórios? Isso pode gerar desenhos de mapas mentais interessantes e dar subsídios para pensar a relação dos alunos com seus territórios e culturas.
- Arte e natureza: o educador pode estimular os alunos a desenharem o que eles veem da janela de casa, usar materiais reciclados para compor estruturas e refletir sobre reúso de objetos ou indicar livros, poemas e músicas que falem da natureza.
Acima de tudo, o educador precisa escutar as crianças, entender o que elas estão sentindo, instigar a reflexão sobre o que elas estão gostando e do que sentem falta. Garantir espaços para troca sobre como estão vivenciando o presente é uma forma de acolhimento, que também é parte da educação.