O subsídio Hora da Família com celebrações mensais para 2020 já está disponível na loja virtual da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). Anunciado nas últimas semanas de 2019, o material é aguardado com expectativa por agentes da Pastoral Familiar de todo o Brasil e pode ser adquirido.
O tema proposto no material é “Família, casa da Palavra”, em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), as quais propõem como pilares das “comunidades eclesiais missionárias” a palavra, o pão, a caridade e a missão.
“As comunidades, as casas, serão agraciadas com as DGAE e chamadas a ser Comunidades Eclesiais Missionárias. Desta forma, o subsídio Hora da Família continuará a oferecer às famílias do Brasil a oportunidade de colocar em prática, pela meditação da Palavra de Deus e gestos fraternos, a misericórdia do Pai, na Casa que se abre para acolher e a anunciar os benefícios da vivência da Palavra, assim como, na comunidade que carece da Alegria do Evangelho”,explica o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães dos Santos.
A proposta de um subsídio mensal nasce do desejo de aumentar os benefícios colhidos pelas famílias na segunda semana de agosto para o ano inteiro. Também há o desejo de contribuir para com aqueles grupos que já usavam o Hora da Família por sete meses, aproveitando para realizar os encontros mensais nos grupos paroquiais porque não tinham materiais adequados às famílias.
O Hora da Família mensal está estruturado com nove encontros para os meses de: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, setembro e novembro. Para agosto, será oferecido o Hora da Família Edição Especial da Semana Nacional da Família. No mês de outubro será utilizado o Hora da Vida, em sintonia com a Semana Nacional da Vida, o Dia do Nascituro e o Mês das Missões. E em dezembro, os grupos serão convidados a celebrar a Novena de Natal oferecida pela CNBB.
“A Estrutura conservou alguns pontos e mudou outros para facilitar a Meditação e Partilha da Palavra. Ela deve ser proclamada e partilhada com calma, dando aos presentes a oportunidade de se encontrarem nos textos bíblicos, depois segue um tema referente aos textos e à família, que pode ajudar a compreender melhor o que fora proclamado, trazendo pistas para melhorar as práticas cotidianas”, explica padre Crispim.
Neste ano de 2020, serão dois subsídios Hora da Família:
HORA DA FAMÍLIA MENSAL – com o tema “Família, casa da Palavra”
HORA DA FAMÍLIA ESPECIAL – Semana Nacional da Família – com o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”
Confira a apresentação do novo Hora da Família:
Para que os grupos possam celebrar o encontro da Sagrada Família e o correspondente ao mês de janeiro, foi disponibilizado o PDF destes dois encontros, que podem ser baixados aqui. Alguns grupos podem ter dificuldade de receber o material pelos Correios até o fim do mês, por isso a preocupação da CNPF em disponibilizar gratuitamente os primeiros encontros.