Nesta quinta-feira, 26 de junho, será apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé, no Vaticano, o texto de trabalho dos bispos da 3ª Assembleia Geral Extraordinário que acontecerá de 5 a 19 de outubro. O Sínodo convocado pelo papa Francisco irá tratar dos “Desafios pastorais das famílias no contexto da nova evangelização”
O documento, que foi elaborado a partir das respostas dos Episcopados, Congregações ou movimentos de todo o mundo, consultados pela Santa Sé, servirá como guia para definir temas debatidos pelos participantes.
Entre os temas previstos para estudo, terá atenção à questão dos casais divorciados recasados, a preparação para o sacramento do matrimônio e os desafios da família no mundo atual. O texto recolhe respostas do questionamento enviado pela Santa Sé as dioceses do mundo, em vista da preparação do Sínodo.
Esse trabalho contatou com a colaboração das Conferências Episcopais de todo o mundo, igrejas do Oriente e do Ocidente, organismos da Cúria Romana, Congregações religiosas, e bispos, sacerdotes, membros de Institutos de vida consagrada, leigos, associações, movimentos, etc.
A pesquisa foi aplicada a partir de um questionário composto de 38 perguntas sobre os temas que dizem respeito a pastoral familiar. Aos fiéis foram pedidas opiniões sobre questões como a contracepção, os casais hetero e homossexuais conviventes e a comunhão dos divorciados recasados.
Assessoria de Imprensa da CNPF com informações da News.va.