A Palavra de Deus é o principal tema das reflexões durante a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que ocorre até a próxima sexta-feira (16). Por isso, segundo o bispo da diocese de Campo Mourão (PR) e integrante da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom Bruno Versari, o trabalho desenvolvido pela Pastoral Familiar tem muito a contribuir para a evangelização das famílias, especialmente neste período de pandemia.
“A Palavra de Deus continua sendo o alicerce para que os casais se fortaleçam e possam responder com firmeza o seguimento de Jesus. É ela quem nos orienta sobre o caminho certo”, avaliou Dom Bruno.
De acordo com integrante da Comissão para a Vida e a Família, a experiência do último ano da é bastante proveitosa. O contato com as escrituras se deu quando foi sugerida a utilização do material A Hora da Família que teve como tema Casas da Palavra. “Cada mês um tema focado na palavra de Deus, com uma reflexão, uma proposta de um tema bíblico. Penso que é um caminho que a Pastoral Familiar deve continuar fazendo e buscando, porque vai formar casais consistentes na fé, missionários, para continuar a evangelização e se sentirem felizes na vocação”, explicou o bispo.
Dom Bruno ressalta também que a Assembleia Geral também é um campo fértil para envolver os bispos brasileiros nas iniciativas relacionadas à celebração do Ano Família Amoris Laetitia, proposto pelo Papa Francisco. “Há uma grande expectativa sobre o apoio às ações. Desde o itinerário de formação dos noivos, passando para o pós-matrimônio, e contribuindo para este caminho que a pastoral familiar vai fazendo junto às famílias. Para fazer acontecer essa espiritualidade de vida conjugal, um caminho de santidade que é construído juntos”, apontou.
Assembleia Geral da CNBB
A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começou na segunda-feira (12) e segue até sexta-feira (16). Nela, os bispos estão reunidos de forma virtual para tratar de vários assuntos ligados à ação evangelizadora da Igreja, com destaque para o tema central “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.
O tema diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023).
Ano Família Amoris Laetitia
O ano Família Amoris Laetitia foi anunciado pelo Papa Francisco no domingo da Sagrada Família (27 de dezembro de 2020). Ele será realizado até 26 de junho de 2022, quando ocorre o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre.
A exortação apostólica Amoris Laetitia, lançada em 2016, é fruto de dois sínodos sobre a família realizados nos anos de 2014 e de 2015. O documento possui nove capítulos que abordam questões sobre a palavra, a realidade, os desafios e a vocação das famílias, o amor no matrimônio, a fecundidade, a educação dos filhos, a espiritualidade, entre outros temas.
Os objetivos do Ano Família Amoris Laetitia anunciado pelo Papa são: difundir o conteúdo da exortação apostólica; anunciar que o sacramento do matrimônio é um dom; fazer da família protagonista da pastoral familiar; sensibilizar os jovens; e, ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar.
A Comissão Vida e Família da CNBB preparou um hotsite sobre o assunto explicando o projeto, os objetivos e trazendo os passos e a programação. Também é possível partilhar sua experiência do amor na família. Acesse: www.vidaefamilia.org.br/al