A diocese de Governador Valadares (MG) realizou, no dia 19 de maio, uma formação on-line para os casais acolhedores de noivos. Esses agentes do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar serão os responsáveis por aplicar uma formação personalizada para o Sacramento do Matrimônio nas paróquias situadas nas cidades mineiras de Capitão Andrade, Coroaci, Itanhomi, Governador Valadares e Sardoá.
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), padre Crispim Guimarães, foi o responsável por conduzir a formação.
Padre Crispim falou da importância dos casais acolhedores para as novas famílias a serem constituídas a partir do Sacramento do Matrimônio. Assim como o anjo fez o convite personalizado à virgem Maria e depois a São José, da mesma forma os casais acolhedores de noivos foram chamados a essa missão tão importante na vida da Igreja, como casais catequistas, comparou o padre.
O assessor nacional da Pastoral Familiar contou sobre sua experiência no acolhimento de noivos, apresentando vários documentos da Doutrina da Igreja Católica que ressaltam a necessidade de uma preparação personalizada dos nubentes para que o sacramento do Matrimônio seja compreendido verdadeiramente como uma vocação.
A formação, preparada pelo Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar na diocese, por meio do casal Gilberto e Sílvia, teve como objetivo motivar os casais acolhedores de noivos para sua missão na preparação daqueles que buscam o matrimônio.
O encontro, por meio do Google Meet, teve a participação de mais de cinquenta casais, do assessor eclesiástico diocesano, padre Eduardo Vasconcelos, e do bispo de Governador Valadares, dom Antônio Carlos Félix.
Com informações e fotos da diocese de Governador Valadares