A intenção do Santo Padre para dezembro, último pedido de 2021, é para que os fiéis rezem pelos catequistas. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer pelo entusiasmo interior com que vivem esta missão a serviço da Igreja.
“Os catequistas têm uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé. O ministério laical do catequista é uma vocação, é uma missão. Ser catequista significa que a pessoa “é catequista”, não que “trabalha como catequista”. É todo um modo de ser, e são necessários bons catequistas, que sejam ao mesmo tempo companheiros e pedagogos”, destacou o Pontífice.
O Santo Padre ainda encorajou os catequistas a continuarem anunciando o Evangelho. “Com sua vida, com mansidão, com uma linguagem nova e abrindo novos caminhos”, disse o Papa. “Em tantas dioceses, em tantos continentes, a evangelização está fundamentalmente nas mãos de um catequista”, completou.
Confira o vídeo da intenção do Papa:
Em maio deste ano, Francisco instituiu o ministério laical por meio do Motu Proprio Antiquum ministerium, fato que reconhece e orienta o serviço executado pelos catequistas.
Catequese e Família
Também em maio deste ano, a Comissão Episcopal para a Vida e a Família promoveu, em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, o 11° Simpósio Nacional das Famílias, que tratou sobre a importância deste serviço para a família.