A revista Ekklesia Brasil-Caminhos de comunhão e diálogo dedicou uma edição especial para a discussão da Carta Apostólica Amoris Laetitia – que completou cinco anos em 2021. Na publicação, o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom Ricardo Hoepers, fez um balanço sobre as ações que estão sendo realizadas no Brasil para comemorar o Ano Família Amoris Laetitia e explicou pontos importantes da Exortação Apostólica.
“É muito importante entender que o Papa tem como objetivo voltar-se para as questões mais essenciais da vida. Ele coloca de lado a teoria para nos ajudar a refletir o cotidiano da vida das pessoas, porque é aí que estão os sofrimentos reais. Muitas vezes, nós excluímos, negamos ou até fazemos de conta que não vemos esses problemas”, destacou o bispo de Rio Grande (RS).
“Com Amoris laetitia, o Papa diz: “Não! Vamos ao encontro desses dramas”. Se realizamos esse trabalho de acompanhamento, teremos condições de discernir o que fazer com cada situação, como trabalhar. Esse processo todo de acompanhar, discernir e integrar já é um aperfeiçoamento, um modus operandi de pastoral que temos em nossas mãos para realizar no cotidiano de nossas paróquias e comunidades”, completou dom Ricardo.
A terceira edição da revista está disponível para download gratuitamente. Para conferir o restante da entrevista, acesse: https://bit.ly/3qs5U0e
A Revista
Ekklesía é um projeto internacional que se concretiza em revistas de várias línguas, digitais e impressas, a partir da edição italiana. É um convite a caminhar e se empenhar juntos, na busca de vias e linguagens que favoreçam a partilha do Evangelho de Jesus com as mulheres e os homens do nosso tempo. Inspirando-se no potencial de antigos e novos carismas, destina-se a todos como fonte de inspiração, instrumento de formação e subsídio para ação.
Ekklesía Brasil é uma expressão do Movimento dos Focolares, pertence à rede Ekklesía e faz parte da SIGNIS Brasil.