O terceiro vídeo do Ano Família Amoris Laetitia, elaborado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, foi publicado nesta segunda-feira (31). O material tem como tema “A vocação da Família” e traz a experiência do casal Antônio e Ângela, que vivem em Formosa, Taiwan. Como nos outros vídeos, as famílias contam como colocam em prática a Exortação Apostólica que completou cinco anos de publicação. Em cada episódio o Papa Francisco também reflete sobre algum aspecto do documento.
“Com o mesmo olhar de ternura e misericórdia que Jesus tinha, a Igreja quer acompanhar as famílias e fazer com que cada família seja um pilar da evangelização. Quero dizer-lhes uma coisa: com o sacramento do casamento, cada família recebe a graça de se tornar uma luz nas trevas do mundo”, destacou o Santo Padre.
Por sua vez, Ângela e Antônio, compartilharam sobre a vivência de 31 anos de casamento. “Podemos confirmar que o sacramento torna as coisas possíveis, com a ajuda de Jesus”, disse Antônio. “Foi no poder do Espírito Santo que consegui acolher as diferenças e as limitações de nós dois. Aprendi a me comprometer de maneira correta, a escutar os sentimentos da Ângela e dos nossos filhos”, completou.
“Me disseram que eu não poderia ter filhos, quando eu era jovem. Em vez disso, no final, tivemos três filhos”, destacou Ângela que teve a última filha aos 43 anos e foi sugerido a ela que desistisse da gravidez. “Como diz a Amoris Laetitia, o matrimônio também pode ser um caminho para a santidade”, concluiu.
O Papa Francisco também reforçou sobre a vocação das famílias no mundo de hoje. “Há numerosos processos de beatificação para esposos santos. Pessoas normais, comuns, que através do matrimônio, testemunharam o amor de Jesus. Cada um dos seus matrimônios pode ser santo se vocês desejarem”, apontou.
O vídeo é acompanhado por um subsídio pastoral, que pode ser acessado aqui: https://bit.ly/3fBwSNN
Confira o vídeo publicado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida:
Saiba mais sobre o Ano Família Amoris Laetitia em https://cnpf.net.br/al/