Com o compromisso de aprofundar a missão de acolher e preparar os que buscam a vida matrimonial, por meio de Itinerários Catecumenais, a arquidiocese de Campo Grande (MS), no Regional Oeste 1, promoveu uma formação para os agentes da Pastoral Familiar, no dia 2 de setembro.
A formação tomou como base as diretrizes oferecidas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida no documento “Itinerários Catecumenais para a vida matrimonial”. O material orienta líderes, nubentes e todos os que trabalham na Pastoral Familiar com uma visão e uma metodologia renovadas da preparação para o matrimônio.
A formação, considerada produtiva pelos agentes da arquidiocese de Campo Grande, foi conduzida por André Parreira, autor de vários livros e cursos sobre a evangelização das famílias.
O Papa Francisco, no prefácio do livro dos Itinerários Catecumenais para a vida matrimonial, afirma que: “É um dever de justiça que a mãe Igreja dedique tempo e energia para preparar aqueles que o Senhor chama para uma missão tão grande como a família”, uma vez que a família é peça importante em toda a sociedade e a Igreja deve saber que preparar casais para o matrimônio é preparar casais na formação de uma nova família.
Materiais disponíveis na CNPF
É possível adquirir a edição em português do livro Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial na loja virtual da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) (acesse aqui). A CNPF também oferece a proposta aprovada pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB para a formação de noivos: o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio (confira aqui).