“Família, fonte de vocações”. Este foi o tema da 39ª Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 5 (Maranhão), ocorrida entre os dias 27 e 29 de janeiro, no município de Pedreiras – na diocese de Bacabal. Estiveram presentes agentes da arquidiocese de São Luís, das dioceses de Bacabal, Brejo, Caxias, Coroatá, Imperatriz, Pinheiro e Viana. Para iniciar o encontro, foi celebrada a Santa Missa, presidida por dom Armando Gutierrez, bispo da diocese de Bacabal (MA) e referencial para as famílias no Regional.
“A Assembleia foi bastante produtiva. Várias sementes foram lançadas e verificamos muito entusiasmo, alegria e compromisso de todos os participantes em dar continuidade a tudo o que foi falado na Assembleia. Esperamos que as sementes lançadas sejam abençoadas para o crescimento de nossas ações em favor das famílias”, comentou Lourdes Franco, que coordena ao lado de Joimar Franco, a Pastoral Familiar no Nordeste 5.
Formação
O tema central da Assembleia “Família, fonte de vocações”, em consonância com o 3º Ano Vocacional do Brasil. O objetivo é promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na comunidade para que sejam ambientes favoráveis no despertar de todas as vocações, como graça e missão a serviço do Reino de Deus. Segundo irmã Cícera, da Congregação Paulinas, o Ano Vocacional “nos convida a refletir que a graça faz o coração arder e a missão faz os pés estarem a caminho”.
Na sequência, Dom Armando Gutierrez apresentou as orientações pastorais para as igrejas particulares, do Dicastério para os leigos, a Família e a Vida. Já o setor Pré-Matrimonial foi responsável por levar a visão geral do Setor de uma forma atualizada aos agentes presentes. As ações do Serviço à Vida também foram contempladas durante a Assembleia.
Planejamento
O encontro também foi favorável ao planejamento, com a construção do calendário de atividades. Entre elas está o Congresso Regional da Pastoral Familiar, a ser realizado em julho de 2024, na cidade de Santa Inês, na diocese de Viana. Um curso gratuito e presencial sobre o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio também está previsto para o mês de junho deste ano, em São Luís (MA). “O assessor Nacional da Pastoral Familiar, Pe. Cripim Guimarães, e o casal coordenador nacional, Alisson e Solange, já foram convidados para ministrarem uma formação para os agentes de todo o nosso Regional”, pontuou Lourdes Franco.
Texto: Ariana Frós – Agente de Comunicação - Regional Nordeste 5
Edição: André Luiz Gomes