Com objetivo de ajudar as famílias afetadas pelo terremoto que atingiu o Haiti, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está promovendo a campanha SOS Haiti. Os recursos arrecadados serão possibilitarão a compra de itens de primeira necessidade para a população, como alimentos, água potável, barracas, lonas, materiais de higiene e limpeza, medicamentos, atendimento médico, transporte, combustível.
De acordo com dados do governo local, o tremor de magnitude 7,2 na escala Richter, ocorrido em 14 de agosto, deixou mais de 2,2 mil mortos, mais de 300 desaparecidos e 12 mil feridos. No total, cerca de 600 mil pessoas foram diretamente afetadas pelo terremoto.
A campanha SOS Haiti conta com a colaboração da Cáritas Brasileira, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), do Movimento de Educação de Base (MEB) e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).
As doações podem ser feitas até 20 de novembro. Todo o recurso arrecadado será destinado a Rede Cáritas Internacional presentes no Haiti, pela Cáritas Nacional e Diocesanas do Haiti.
As contas para doação são:
Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Conta corrente: 1132-1
Operação: 03
CNPJ: 33.654.419/0001-16
Banco do Brasil
Agência: 0452-9
Conta corrente: 123.969-4
CNPJ: 33.654.419/0001-16
Vaticano também envia ajuda ao país caribenho
O Papa Francisco também aprovou o envio de uma ajuda econômica de 200 mil euros às pessoas afetadas pelo terremoto no Haiti. Francisco ainda autorizou o envio de 69 mil dólares ao Bangladesh, como resposta à emergência do país após o ciclone Yaas. Uma terceira ajuda, de 100 mil euros, também foi aprovada para ajudar a população do Vietnã, país gravemente afetado social e economicamente pela pandemia do coronavírus.
Os 200 mil euros serão entregues através do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e destinados a socorrer a população na primeira fase de emergência, agravada pelos efeitos da pandemia do coronavírus.
Em 15 de agosto, Francisco fez uma “invocação à proteção de Nossa Senhora” pela população daquele país. “Desejo expressar a minha proximidade àquela querida população duramente atingida pelo terremoto. Enquanto elevo ao Senhor a minha oração pelas vítimas, ofereço a minha palavra de encorajamento aos sobreviventes, desejando que sobre eles se mova o interesse participativo da comunidade internacional. Que a solidariedade de todos possa atenuar as consequências da tragédia! Rezemos juntos a Nossa Senhora pelo Haiti”, disse o Santo Padre na ocasião.