São duas equipes, formadas por psicólogos, terapeutas e advogados, que vão visitar, durante os meses de janeiro e fevereiro, cidades como Taguatinga, Ceilândia, Itapoã e Planaltina. O grupo vai atuar de terça a quinta-feira, levando atendimento jurídico e psicológico gratuitos à população idosa. Além desses serviços, serão oferecidas rodas de terapia comunitária e capacitação para cuidadores de idosos.
Nesses dois meses, a meta é atender cerca de 350 idosos e conscientizar a sociedade como um todo para a prevenção e enfrentamento à violação dos direitos da pessoa idosa. “O nosso foco é ampliar o número de idosos assistidos, mas, sobretudo, levar um atendimento humanizado a esse grupo, empoderá-los e informá-los acerca de seus direitos, e chamar a atenção da sociedade para as diversas formas de violência sofridas por eles”, reforça Danuse Queiroz, coordenadora do projeto.”
A comunidade Sol Nascente, maior favela da América Latina, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a Vila Buritizinho, localizada em Sobradinho II, também recebem a itinerância dos direitos do idoso.
Em cada visita, os profissionais do NEVPI vão esclarecer dúvidas do idoso e dar orientação jurídica em áreas como previdenciário, família, trabalhista, dentre outras, além de encaminhar e acompanhar cada caso junto às autoridades públicas. Para um dos advogados do projeto, Lourival de Carvalho, o objetivo é ir além da assistência jurídica. “As pessoas idosas precisam sair da condição de sujeitadas, onde muitas vezes são colocadas pela própria sociedade, e passarem a ocupar o seu lugar legítimo de sujeitos de direito. Elas falam, se comunicam de alguma forma, e sentem necessidade de serem ouvidas em todos os lugares, tanto em casa como nos espaços públicos”, disse.
Paralelamente, será oferecido roda de terapia comunitária e acompanhamento psicológico. O idoso não precisa se inscrever com antecedência para participar das atividades ou para ser atendido pelos profissionais, basta ir ou estar no local das intervenções.
NEVPI
Entre os serviços oferecidos pelo grupo estão atendimento psicológico e assessoria jurídica. Todos gratuitos. Segundo dados internos, cerca de 700 pessoas foram atendidas só no ano passado, com demandas que foram desde mediação de conflitos a orientações sobre previdência social.
Além das itinerâncias, o NEVPI funciona de segunda a sexta das 8h às 18h, na sede da União Planetária, que fica na 307 Norte, Bloco A, primeiro subsolo, um espaço onde o idoso pode ser atendido gratuitamente por advogados e psicólogos.
Programação
Caravana de Direitos da pessoa idosa
Gama:
Onde: Centro de Orientação Sócio Educativa do Gama Leste/Sul (Cose)
Endereço: A/E Quadra 5/11, Setor Sul
Quando: Todas as terças-feiras, às 9h
Ceilândia:
Onde: Escola Classe 66 da Comunidade Sol Nascente
Quando: Todas as quartas-feiras, às 15h
Taguatinga:
Onde: Associação dos Idosos de Taguatinga
Endereço: QNL 01, Lote A
Quando: Todas as quintas-feiras, às 09h
Paranoá:
Onde: Centro de Orientação Sócio Educativa do Paranoá (Cose)
Endereço: Quadra 02, A/E S/, Bloco N
Quando: Todas as quintas-feiras, às 08h30
Planaltina:
Onde: Centro de Orientação Sócio Educativa de Planaltina (Cose)
Endereço: A/E, Lote 6, Bloco H
Quando: Todas as quartas-feiras, às 9h
Mais informações:
Facebook: https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasilia
Site: http://www.uniaoplanetaria.org.br/crdh
Telefone: (61) 3368-1752
CNPF com informações e foto da Ascom UP.