O Regional Centro-Oeste (RCO) da Pastoral Familiar participou de dois grandes eventos promovidos pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família na última semana em Aparecida (SP): o Encontro de Bispos referenciais e Assessores Regionais e diocesanos da Pastoral Familiar e o 13º Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias.
O Encontro de Bispos referenciais e Assessores Regionais e Diocesanos da Pastoral Familiar contou com uma extensa programação. Um dos temas abordados foi o serviço de evangelização das famílias. Deste evento participaram Irmã Rita, Assessora Eclesiástica do Regional; Pe. Ricardo Ferreira, Assessor Eclesiástico da Arquidiocese de Brasília; Pe. Flávio Luiz, Assessor Eclesiástico da Diocese de Luziânia; Pe. Luiz Carlos, Assessor Eclesiástico da Diocese de São Luís dos Montes Belos; e Pe. Roger, Assessor Eclesiástico da Diocese de Itumbiara.
Pe. Ricardo afirmou que foi uma bonita experiência porque foi possível ver toda a beleza da realidade dos projetos desenvolvidos pela Pastoral Familiar. Para ele, as formações, as partilhas e a convivência fraterna foram um grande aprendizado. “Refletir sobre a importância da Pastoral Familiar, integrada com outras pastorais, no processo de evangelização das famílias acompanhando, discernindo e integrando as suas fragilidades é de suma importância no organismo da Igreja. É isso o que nos pede o Papa Francisco na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia”, destacou.
Simpósio
Ir. Rita também participou do 13º Simpósio Nacional das Famílias e, na tarde do sábado (27), deu um belo testemunho sobre a conexão da vocação de vida consagrada com as demais vocações. “Entregar-se a Jesus é tornar-se mãe, irmã e amiga das famílias e viver a maternidade espiritual é colocar-se inteiramente a serviço dos filhos e filhas de Deus”, explicou.
Por sua vez, o casal Serviço à Vida, Adamair e Suely, que também participaram do Simpósio, afirmaram que ficaram encantados com tudo o que foi demonstrado ao longo do dia. Para eles, foi tocante a sabedoria e a simplicidade com que Dom José de Albuquerque, Bispo de Parintins (AM), abordou o tema ‘Família, fonte de vocações’. Para Suely, “valeu a pena participar de um evento tão valioso”. “É preciso incentivar a participação de representantes de todas as dioceses para que os conhecimentos adquiridos sejam replicados para todos os agentes da Pastoral Familiar”, concluiu Adamair.
Texto: Victor e Neta Lobo - Agente de Comunicação do Regional Centro-Oeste Edição: André Luiz Gomes