A Pastoral Familiar da diocese de Anápolis, em Goiás, promoveu, no último final de semana (20 e 21 de novembro), uma formação para os agentes do Setor Pré- Matrimonial com o objetivo de aprimorar a preparação para o sacramento no próximo ano. No total, 47 casais participaram da a formação, que ocorreu nas paróquias São João Batista e Nossa Senhora de Fátima.
Durante o encontro, os participantes se aprofundaram em relação à proposta do livro do “Matrimônio – Encontros de Preparação”. “Foram dois dias de intenso trabalho nos quais os agentes fizeram uma profunda imersão nos temas abordados no livro, com várias atividades como dinâmicas de grupos, debates, palestras, entre outras ações”, destacou o coordenador diocesano e do Setor Pré-Matrimonial, Virley Andrade.
Segundo ele, a capacitação visa deixar as equipes preparadas para 2022, quando a demanda de noivos que buscarão este serviço deve aumentar por conta da pausa causada pela pandemia do coronavirus.
Familiaris Consortio
A preparação para o matrimônio foi abordada pelo Papa João Paulo II, na Exortação Apostólica Familiaris Consortio. “A Igreja deve promover melhores e mais intensos programas de preparação para o matrimônio, a fim de eliminar, o mais possível, as dificuldades com que se debatem tantos casais, e sobretudo para favorecer positivamente o aparecimento e o amadurecimento de matrimônios com êxito” (FC,66).