Após um ciclone extratropical atingir dezenas de municípios do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, na última semana, a Igreja está unida em solidariedade para amenizar a dor pelos mortos e desaparecidos, além de auxiliar os desabrigados e desalojados. Movimentos eclesiais e a Pastoral Familiar estão mobilizados em gestos concretos.
Segundo informações do Governo do Rio Grande do Sul divulgadas nesta segunda-feira, 11 de setembro, as chuvas e enchentes provocaram 46 mortes. São 46 desaparecidos, 4.794 desabrigados e 20.498 desalojados, em 96 municípios.
O Regional Sul 3 da CNBB, que engloba as dioceses do Rio Grande do Sul, disponibilizou uma conta para receber doações, por meio do PIX, pela chave 33685686001041 (CNPJ).
“Com sentimento de fraternidade, solidarizamo-nos com as Comunidades que passam por momentos dolorosos e angustiantes. Compreendemos ser fundamental que, neste momento, todos os que dispõem de condições colaborem para amenizar os sofrimentos por que passam tantas pessoas“, escreveu a presidência do regional.
Na diocese de Santa Cruz do Sul, é realizada uma campanha de coleta e destinação de doações nas paróquias, além de oferta de salões paroquiais para coletas e distribuição de refeições. O bispo diocesano, dom Aloísio Alberto Dilli, visitou algumas das paróquias das regiões atingidas. Para ele, é uma tentativa de estar junto dos que mais sofrem. “Neste momento é importante não perdermos a fé, que nos diz que Deus é nosso Pai. Desta forma, somos todos irmãos e irmãs, e por isso vivemos em uma Igreja Samaritana, uma Igreja Solidária que pratica a caridade e isso nos dá esperança”, afirmou.
Também o bispo de Montenegro, dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva visitou regiões atingidas. O território da Igreja Particular envolve cidades afetadas como Roca Sales (RS) e Estrela (RS).
Junto com as mobilizações das paróquias, a Pastoral Familiar tem se articulado em ações de solidariedade. Também movimentos eclesiais tem atuado de forma voluntário no apoio às famílias e na limpeza das casas, como o Movimento de Casais Jovens (MCJ), o Encontro de Casais com Cristo e o Movimento de Cursilhos de Cristandade.
Solidariedade do Papa Francisco
O presidente do Regional Sul 3 da CNBB, dom Leomar Brustolin, recebeu na tarde de sexta-feira, 8, uma mensagem de pesar e solidariedade enviada pelo Papa Francisco, e transmitida pelo núncio apostólico no Brasil:
O Santo Padre deseja manifestar a sua solidariedade orante às comunidades afetadas pelas fortes chuvas que, nos últimos dias, atingiram o Estado do Rio Grande do Sul, deixando um rastro de destruição e morte. O Papa Francisco, com sua paternal solicitude, quer assegurar a vossa excelência e aos demais bispos do Regional, dos sufrágios que oferece pelo eterno descanso das vítimas fatais, bem como das preces que eleva ao Altíssimo pelas famílias desabrigadas, desejando que a reconstrução das localidades atingidas ocorra de maneira rápida e eficaz. Como penhor de conforto, o Romano Pontífice concede a todos os que foram afetados pelas grandes enchentes a Bênção Apostólica.