O X Encontro Mundial das Famílias, previsto para ocorrer entre os 22 e 26 de junho de 2022, em Roma, já tem uma imagem oficial. Intitulada de “É grande este mistério”, a pintura é de autoria do padre Marko Ivan Rupnik, artista, teólogo e diretor do Centro Aletti. A pintura, em que predominam cores quentes, tem um formato 80 cm x 80 cm e foi realizada em tinta vinílica sobre gesso aplicado em madeira.
A imagem tem como pano de fundo o episódio das bodas em Caná da Galileia. À esquerda figuram os esposos, cobertos por um véu. O servo que verte o vinho tem o rosto com os traços de São Paulo, segundo a antiga iconografia cristã. É ele que afasta com a mão o véu e, referindo-se ao matrimônio, exclama: “É grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e sua Igreja.” (Ef 5, 32).
A imagem revela assim o amor sacramental entre o homem e a mulher como reflexo do amor e da unidade indissolúvel entre Cristo e a Igreja: Jesus derrama o Seu sangue por ela. “Em Caná, na transformação da água em vinho, abrem-se os horizontes do sacramento, ou seja, da passagem do vinho ao sangue de Cristo”, explicou o padre Rupnik. “O sangue que Paulo verte, pois, é o mesmo que a esposa recolhe no cálice”, completa.
Confira a catequese completa com as explicações do autor (legendado em português):
A imagem é o terceiro símbolo publicado pela diocese de Roma em relação ao X Encontro Mundial das Famílias. A oração e o logotipo, como instrumentos pastorais de preparação foram as primeiras ações compartilhadas.
Papa envia mensagem sobre X Encontro Mundial das Famílias e lança logotipo do evento