Com o tema “Família: caminhar com a luz de Cristo e a sabedoria do Evangelho”, acontecerão a 6ª Peregrinação e o 4º Simpósio Nacional da Família, nos dias 24 e 25 de maio, em Aparecida (SP). O evento pretende reunir peregrinos de todo o país com a proposta de refletir sobre a realidade da família brasileira. Em 2013, participaram da peregrinação mais de 150 mil pessoas. A expectativa da organização é superar esse número na edição deste ano.
Para o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom João Carlos Petrini, são esperadas muitas famílias das dioceses e comunidades próximas ao Santuário Nacional. Ele destaca que o Simpósio é uma oportunidade de formação.
“É um momento muito importante, não somente para rezar e apresentar as necessidades das nossas famílias à Virgem Maria, mas também para refletir e aprofundar sobre a nossa caminhada e perceber como a luz de Cristo pode iluminar a nossa realidade cotidiana de vida em família”, ressalta.
Diante dos desafios da vida em família, dom Petrini acredita “ser uma ilusão viver sem Deus”. Para o bispo, questões como a violência representa o distanciamento da família da prática espiritual. “A família cresce e se desenvolve tecnologicamente, mas perde em humanidade. Hoje constatamos muita solidão e tristeza. As famílias devem retornar ao desígnio de Deus e a Ele”, aponta.
Reflexão
Segundo dom Petrini a peregrinação nacional, além de ser espaço de formação, confraternização e aprofundamento das questões da família, possibilita visibilidade das famílias brasileiras que estão comprometidas com os valores humanos e cristãos. “A peregrinação é uma oportunidade de mostrar para a sociedade que tem muita gente que deseja ser família assim como Deus a imaginou, exatamente para ser uma fonte de alegria, de felicidade e realização humana”, explica.
O tema proposto para o evento quer refletir com os participantes sobre a vivência da espiritualidade em família, tendo como referências a luz de Cristo e o Evangelho. “Não podemos viver somente com aquilo que nos oferecem. Precisamos de um ponto de referência maior, para sermos permanentemente alimentados na capacidade de amor, de doação e serviço recíproco no interior da família e na sociedade”, enfatiza dom Petrini.
Entre os conferencistas convidados estão o bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR) e doutor em Ciências Bíblicas, dom José Antônio Peruzzo, que irá tratar da espiritualidade da família, e a poetisa, Adélia Prado, que dará seu testemunho sobre a vida em família.
Caravanas
A Comissão motiva as dioceses para que organizem suas caravanas rumo ao Santuário Nacional que está preparando uma estrutura de qualidade para atender as famílias peregrinas. As atividades do Simpósio serão realizadas no Centro de Eventos Padre Vítor, nas imediações da Basílica.
Material de Apoio:
Cartaz – Clique aqui.
Spot de Radio – Clique aqui.
Video – Clique aqui.
Programação preliminar “4ª Simpósio Nacional das Famílias – 24 de maio”.
8h00 – Recepção
8h30 – Abertura – animação
8h45 – Composição da mesa – Dom Petrini (bispos da Comissão, assessor) Dom Damasceno, Dom Darci, Casal Coordenador Nacional.
9h00 – Palavra e oração inicial de Dom Damasceno; (Dom Darci); Dom Petrini.
9h30 – Composição da mesa redonda
9h40 – Dom Peruzzo, Adélia Prado e Casal coordenador (30 min. cada um)
11h15 – Animação musical
11h20 – Perguntas e respostas
11h50 – Conclusão da manhã
12h00 – Almoço – Angelus – Dom Piatek
13h30 – Animação – Grupo de Forró
14h15 – Mensagem de Dom Piatek e de Dom Antônio
14h25 – 1° Testemunho
14h35 – 2° Testemunho
14h45 – 3° Raimundo e Cida (Coordenadores nacionais das Equipes de Nossa Senhora)
14h55 – Conclusão de Dom Petrini
15h25 – Transição
15h35 – Orquestra Pemsa (Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional)
16h35 – Pausa
17h00 – Terço e procissão
18h00 – Missa na Basílica – Dom Damasceno – abertura oficial
*