Já está no ar o vídeo do Papa Francisco com a intenção para este mês de abril de 2023. Na mensagem, o Pontífice faz um apelo por uma cultura de paz. Isto porque no próximo dia 11 de abril, completam-se 60 anos da publicação da encíclica Pacem in Terris, escrita pelo Papa João XXIII. O texto fala “Sobre a paz entre os povos que deve ser fundada na verdade, na justiça, no amor e na liberdade”.
“Viver, falar e agir sem violência não é render-se, não é perder nem renunciar a nada. É aspirar a tudo”, disse o Papa Francisco durante o vídeo. “Como afirmou São João XXIII há 60 anos, a guerra é uma loucura, está para além da razão. Qualquer guerra, qualquer confronto armado, acaba sempre numa derrota para todos. Desenvolvamos uma cultura da paz. Recordemos que mesmo nos casos de legítima defesa, a paz é o objetivo. E que uma paz duradoura só pode ser uma paz sem armas”, completou.
No Vídeo do Papa deste mês, as imagens em preto e branco aparecem no meio de cenas de destruição causadas pela violência atual: desde a guerra da Ucrânia às do Oriente Médio, passando por confrontos e tiroteios, incluindo os países mais ricos, como os Estados Unidos.
Dados
De acordo com um levantamento produzido pela Anistia Internacional, com estatísticas do uso de armas entre 2012 e 2016, mais de 500 pessoas morrem diariamente pela violência armada e em média mais de 2.000 ficam feridas em todo o mundo. Além disso, 44 % dos homicídios no mundo são cometidos com armas de fogo.
“Façamos da não violência, tanto na vida cotidiana como nas relações internacionais, um guia para o nosso agir. E rezemos por uma maior difusão da cultura da não violência, que implica a diminuição do uso de armas, tanto por parte dos Estados como dos cidadãos”, ressaltou o Santo Padre.