O pedido de oração do Papa Francisco para o mês de dezembro é pelas organizações que prestam serviço voluntário, que se empenham na promoção humana e no bem comum. No vídeo publicado pela Rede Mundial de Oração do Papa, o Santo Padre exorta a continuarem este trabalho e mostra os voluntários ao lado das vítimas de catástrofes naturais, dos pobres que sofrem as consequências da crise econômica, de crianças subnutridas, refugiados em fuga por causa da guerra, jovens e mulheres à procura de trabalho.
“Sim, essa é a palavra que muitos hoje em dia querem apagar: ‘compromisso’. E o mundo precisa de voluntários comprometidos com o bem comum”, disse o papa. “Rezemos para que as organizações de voluntariado e de promoção humana encontrem pessoas dispostas a comprometer-se com o bem comum e a buscar novas formas de colaboração a nível internacional”, completou Francisco.
Dados
Segundo o programa Voluntários das Nações Unidas (UNV), 1 em cada 9 pessoas no mundo faz trabalho voluntário: no total, há 862,4 milhões de voluntários nos cinco continentes. “Ser voluntário solidário é uma escolha que nos torna livres”, explica o Papa Francisco no Vídeo do Papa. “Torna-nos abertos às necessidades dos outros, às exigências da justiça, à defesa dos pobres e ao cuidado da criação”, destacou o Pontífice.
“É ser artesãos de misericórdia: com as mãos, com os olhos, com o ouvido atento, com a proximidade e ser voluntário é trabalhar com as pessoas a quem se serve. Não só para o povo, mas também com o povo. Trabalhar com pessoas. O trabalho das organizações voluntárias é muito mais eficaz quando elas colaboram entre si e também com os Estados”, afirmou.
“Trabalhando em conjunto, apesar dos poucos recursos que possam ter, dão o seu melhor e fazem do milagre da multiplicação da esperança uma realidade. Precisamos tanto multiplicar a esperança!”, finalizou o Santo Padre.