O primeiro encontro sobre o Itinerário de Namorados da Arquidiocese de Porto Alegre (RS), ligada ao Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorreu no último domingo (19). O evento foi promovido na Paróquia Nossa Senhora do Trabalho, bairro Vila Ipiranga, e contou com a participação de 15 casais de namorados dos vicariatos de Porto Alegre, Canoas e Gravataí.
Para os casais que participaram foi um momento de vivência em comunidade de um período muito especial nas suas vidas. Amanda Rech disse que foi um momento de aprendizado e inspiração a partir do testemunho de cada casal. “É muito bom conhecer e conviver com pessoas que estão caminhando na mesma direção que nós”, contou. “Espero que o Itinerário seja um projeto que persevere por muitos anos, inspire outros casais no futuro a participar. Voltei para casa cheia do amor e com a chama do Espírito Santo mais forte que nunca”, completou.
Já Artur de Ramos Costa teve as suas expectativas superadas. “Foi muito bom para o crescimento no relacionamento a dois. Acredito que como eu, outros jovens devem passar por esta experiência formativa e edificante. Recomendo aos que almejam alcançar o Sacramento do Matrimônio passem por uma experiência assim”, afirmou.
O casal Maria Eduarda Policarpo e Guilherme Vargas ressaltou que o momento foi importante para meditar sobre o namoro e o futuro matrimônio do casal. “Além disso perceber que não estamos sozinhos nesta caminhada, pois é possível vivenciar esta etapa em comunidade”, destacou Maria Eduarda. “Foi bom perceber o namoro, os aspectos da individualidade, problemas parecidos com os nossos sem dúvida fortifica e torna mais santo o nosso namoro”, acrescentou Guilherme.
O encontro contou com a presença de um irmão religioso e dos seminaristas da SAV (Serviço de Animação Vocacional). O bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Bertilo João Morsch abençoou o encontro e a vida de cada um deles. O prelado é referencial para a dimensão Familiar na Arquidiocese. A equipe de trabalho contou com casais da Pastoral Familiar e do ECC (Encontro de Casais com Cristo).
“Agradecimento especial aos Padres Antônio, Deoclécio e Luís, da Congregação dos Servos da Caridade da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho pela acolhida, especialmente ao Pe. Luis Ovelar por ter acompanhado todo o evento como orientador espiritual”, destacaram os coordenadores da Pastoral Familiar Arquidiocesana, Rodrigo e Elis.
Texto: Marcos Koboldt Edição: André Luiz Gomes