A Igreja Católica celebra, nesta sexta-feira, 8 de setembro, a Natividade de Nossa Senhora. Com o nascimento de Maria, a Igreja destaca que aquela escolhida para ser a Mãe de Jesus foi escolhida desde a concepção. No âmbito da Pastoral Familiar, é indicada uma intenção para o Serviço à Vida.
Sobre a festa litúrgica
A festa da Natividade de Nossa Senhora é celebrada nove meses depois da festa da Imaculada Conceição. Duas festas interligadas e que revelam todo o mistério que envolve a história da salvação. Maria nasce sem a mancha do pecado original e é escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador.
Os pais de Nossa Senhora, Joaquim e Sant’Ana, já de idade avançada foram agraciados com o dom da paternidade. Nossa Senhora é Imaculada, ou seja, nasceu sem a mancha do pecado original. Por isso, ela é a “cheia de Graça”, cheia da graça de Deus e, através da ação do Espírito Santo, concebe o filho de Deus.
A festa da Natividade de Nossa Senhora é uma das celebrações marianas mais antigas do calendário cristão. Em artigo publicado no Portal da CNBB, o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, conta que a origem da celebração pode estar relacionada à festa da dedicação de uma Igreja à Maria, segundo a tradição essa Igreja era a casa dos pais de Maria, Joaquim e Ana. Está localizada em Jerusalém, construída no século IV. A Basílica de Sant’Ana é onde nasceu a Virgem Maria. Em Roma, essa festa começou a ser celebrada no século VIII, durante o pontificado do Papa Sérgio I (8 de setembro de 701).
Serviço à Vida
Ao celebrar a Natividade de Nossa Senhora, a dimensão do Serviço à Vida da Pastoral Familiar propõe uma intenção e um propósito.
A intenção é rezar pelos casais que tem dificuldade ou não podem ter filhos, recordando os pais já idosos de Nossa Senhora que tiveram a graça de ter uma filha, conforme a tradição.
Já o propósito é incentivar as famílias que não podem ter filhos a se abrirem à possibilidade da adoção, assim como formar a comunidade sobre a posição da Igreja sobre fertilização in vitro.
Adoção
Neste ano, a Semana Nacional da Vida, em outubro, terá como tema “Adoção – amor com laços do coração!”. A proposta é “promover, defender e cuidar para que o tema da adoção seja cada vez mais valorizado e salvaguardado como um grande tesouro espiritual para aqueles que desejam abrir suas famílias a tantas crianças e jovens que aguardam um lar”.
O material para aprofundar esse tema é o subsídio Hora da Vida, oferecido no mesmo livreto Hora da Família Especial de agosto. Esse subsídio está disponível na loja virtual da Pastoral Familiar e no aplicativo Estante Pastoral Familiar.