O Vaticano publicou o nono vídeo da série que celebra o Ano Família Amoris Laetitia. O material preparado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida discute sobre as fragilidades e o acompanhamento das famílias – oitavo capítulo da Exortação Apostólica publicada pelo Papa Francisco. A família Likesya de Mbandaka, da República Democrática do Congo foi quem deu o testemunho.
“Hoje, a fragilidade das famílias é colocada severamente à prova. Somos todos frágeis, e separações, divórcios e convivências se tornaram uma realidade para muitas famílias no mundo. A Igreja tem a tarefa de ir ao encontro daqueles que desejam permanecer perto de Deus, para ajudá-los a transformar seus fracassos e sofrimentos em oportunidades de caminhar em direção à plenitude do Evangelho”, disse o Santo Padre.
O Pontífice ainda destacou o papel da Pastoral Familiar. “Se estiver atenta, sabe acolher, ouvir, acompanhar e discernir, não com receitas simples e banais, mas com um olhar que sabe realmente compreender as situações”, afirmou Francisco.
“As crises conjugais não são eternas e não têm que levar a uma ruptura. É por isso que é importante integrá-las para que reencontrem o diálogo, o perdão recíproco e a alegria do amor”, destacou a mãe da família.
Confira o vídeo:
Amoris Laetitia
Os vídeos inspirados na Exortação Apostólica Amoris Laetitia – que completou cinco anos – são um convite a recordar o documento da Igreja e a redescobrir a família como um presente, apesar de todos os problemas, obstáculos e desafios que ela enfrenta hoje. Cada vídeo é acompanhado por um subsídio para ser utilizado de maneira flexível tanto pelas famílias quanto pelas diversas realidades eclesiais para alimentar a reflexão, o diálogo e a prática pastoral e, ao mesmo tempo, dar coragem, estímulo e ajuda às famílias na sua vida espiritual e concreta do dia-a-dia.
Para acessar o subsídio que acompanha o nono vídeo, acesse: https://bit.ly/3oeE86y