Mais de 1,2 mil pessoas se reuniram com o Papa Francisco no último sábado (9), na Sala Paulo VI, no Vaticano. Eles são membros da Associação para a Promoção da Família “Encontro Matrimonial”. A organização está completando 45 anos de fundação, que é inspirada no mandamento do amor de Jesus, na redescoberta do sacramento do Matrimônio e da Ordem.
Por isso, os integrantes da Associação estão refletindo a riqueza destas duas importantes vocações. Os dois sacramentos são sinais da vida esponsal de Deus: doação total, única e indissolúvel dos cônjuges; e entrega da vida sacerdotal à Igreja.
Ao discursar sobre o o tema escolhido para a reflexão “Somos o sonho de Deus”, o Pontífice disse que o “carisma da Associação é esponsal”, é uma profecia para a realização do sonho de Deus. Mas, qual é o sonho de Deus? E respondeu:
“O sonho de Deus, para nós, é permanecer unidos no seu amor e na sua comunhão, que nos levam a descobrir a beleza da filiação divina e da fraternidade humana. Por isso, Jesus nos enviou ao mundo para indicar o caminho que gera uma nova humanidade, fruto da caridade, baseado na fraternidade e não na prevaricação e no egoísmo”.
O Papa afirmou também que os membros da Associação para a Promoção da Família também são sinais da vida da Igreja, chamada a percorrer o caminho da reciprocidade entre dons, carismas e ministérios.
“O intercâmbio entre cônjuges e pastores favorece a ação evangelizadora, da qual, hoje, precisamos com urgência. Através do testemunho da beleza das relações, podemos anunciar a riqueza do Evangelho e expressar o amor de Deus por todas as criaturas”, apontou.
Ao término da audiência, o Santo Padre encorajou os presentes a continuar o seu compromisso com generosidade e paixão; difundir as experiências dos cônjuges, dos sacerdotes e dos religiosos; abrir as portas da sua experiência aos jovens e noivos; não ter medo de percorrer novos caminhos para ajudar as comunidades cristãs a uma maior comunhão entre cônjuges e pastores.