O Papa Francisco enviou uma mensagem para os participantes do VIII Conferência Global do Fórum Rural Mundial, que ocorre até esta quinta-feira (21), em Vitoria-Gasteiz, na Espanha. No texto, ele ressalta a valiosa contribuição das famílias na agricultura, mesmo sendo em muitas ocasiões sendo atingidas pela pobreza e pela falta de oportunidades.
“São louváveis as famílias que se dedicam à agricultura pela forma solidária do seu trabalho, assim como pelo estilo respeitoso e delicado com o qual cultivam a terra, favorecendo sistemas agroalimentares mais inclusivos, resilientes e eficientes”, disse. Ele também ressaltou o papel das mulheres e dos jovens na construção de novos caminhos.
“As mulheres rurais representam uma bússola segura para suas famílias, um ponto de apoio firme para o progresso da economia, especialmente nos países em desenvolvimento”, apontou. ““A verdadeira revolução para um futuro alimentar começa com a formação e potencialização das novas gerações”, completou o Santo Padre.
No texto, o Pontífice ainda pediu aos 150 representantes de 60 países, incluindo o Brasil, que reúnam esforços pelo avanço na erradicação da fome, na redução das desigualdades e pela proteção do planeta.