No dia de São João Batista, 24 de junho de l992, em Curitiba, reuniu-se o conselho do “Instituto Nacional da Pastoral Familiar” , sob a presidência de Dom Pedro Fedalto, e com a presença de D. Aloisyo Leal Penna, Bispo responsável pelo Setor Família da CNBB e Frei Almir Ribeiro Guimarães, Assessor Nacional de Pastoral Familiar, para a fundação do instituto.
O casal Diego e Cláudia Naranjo, (colombianos), na época membros da Comissão Nacional de Pastoral Familiar, (CNPF), idealizou e apresentou à Comissão Nacional o projeto de criação do Instituto Nacional de Pastoral Familiar, (INPF), hoje INAPAF. O projeto foi aprovado pela CNPF e iniciado na Arquidiocese de Curitiba, sob a acolhida amorosa de D. Pedro.
Diego e Cláudia tiveram que retornar à Colômbia e o projeto foi colocado em prática por pessoas que acreditaram que este era um chamado de Deus.
Hoje o INAPAF comemora 18 anos de caminhada e todos louvamos e agradecemos a Deus por essa escola de formação que já beneficiou tantos agentes e tantas famílias em quase todas as dioceses brasileiras.
Que o precursor de Nosso Senhor Jesus Cristo, João Batista, continue intercedendo, para que o trabalho de todos os que colaboraram e colaboram nesta obra tão necessária à Pastoral Familiar, continue dando frutos, para honra e glória de nosso Deus e para o bem de nossas famílias e da Pastoral Familiar no Brasil.