A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar de Campina Grande, na Paraíba, ligada ao Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebe até a próxima quinta-feira (11), o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Padre Crispim Guimarães, para uma série de formações para os agentes e coordenadores locais, além do clero diocesano.
Na última sexta-feira (5), foi realizada uma visita à paróquia Nossa Senhora das Graças. O objetivo foi conhecer a experiência paroquial de aplicação do Itinerário para os recém-casados.
No sábado (6), foi a vez de os coordenadores paroquiais, incluindo os representantes de cada setor, receberem uma capacitação sobre a dinâmica da Pastoral Familiar e a sua relação dentro e fora da Igreja e sobre o papel dos coordenadores. Cerca de 300 pessoas participaram do evento.
“A Pastoral Familiar é a resposta da Igreja às dificuldades da família hoje. É um serviço de apoio à família, para que esta, a partir de sua realidade, possa existir e viver dignamente, crescer em seus relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. A Pastoral, para ser eficaz, deve atuar nas causas dos problemas”, destacou Padre Crispim durante a formação.
Já no Domingo (7), a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, casais forâneos, os coordenadores e representantes das Equipes de Nossa Senhora, do Encontro de Casais com Cristo, do Cursilho de Cristandade, dos Focolares e do Setor Família da Renovação Carismática se reuniram para compartilhar experiências e discutir uma articulação na diocese.
“Ficamos muito felizes em participar do encontro da Comissão Vida e Família, conhecer os mais diferentes serviços voltados à família e perceber o empenho de cada um deles em buscar cuidar das famílias e se fazer Igreja. Cada serviço, movimento, pastoral, cada um com seu carisma mas unidos com um mesmo propósito. Padre Crispim nos trouxe um formação rica que nos fez refletir os desafios atuais que as famílias têm enfrentado. Precisamos ter estratégias inspiradas pelo Espírito Santo para ajudá-las”, destacou Maria Isabel e Luiz Carlos, do Setor Família da Renovação Carismática.
Clero e seminaristas
Na segunda-feira (8), Pe. Crispim promoveu uma formação para os seminaristas da localidade. Por fim, nesta terça (9), quarta (10) e quinta-feira (11), o assessor da Comissão Vida e Família faz uma formação para o Clero. Compreender as dimensões da Pastoral Familiar, a sua articulação interna e externa na Igreja, discutir a função do padre como assessor eclesiástico e a experiência do acompanhamento personalizado através dos setores Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais são alguns dos temas a serem debatidos nestes três dias de encontro.
Avaliação
De acordo com o casal vice coordenador nacional e coordenadores do Regional Nordeste 2, Milton e Lourdes, o momento foi muito rico e de muito incentivo para a continuidade da evangelização. “Esses dias de visita do Padre Crispim foram importantes para uma troca de experiências, para sanar dúvidas e promover uma comunhão entre a Pastoral Familiar e as diversas realidades. Cremos que renderá muitos frutos na caminhada desta diocese”, pontuou Milton.