A cidade de Ilhéus, na Bahia, foi o cenário de um evento transformador: o Catecumenato Matrimonial, realizado em conjunto pela Comissão Pastoral Familiar diocesana local e a coordenação do Regional Nordeste 3, que compreende as dioceses da Bahia e Sergipe. Durante três dias, sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos reuniram-se com entusiasmo e animação para aprofundar o conhecimento e discutir a importância da preparação matrimonial no modelo de catecumenato personalizado.
Um dos destaques do encontro foi a presença do padre Crispim Guimarães, assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Padre Crispim ministrou palestras sobre uma a preparação para a vocação ao matrimônio, de acordo com o Itinerário Vivencial de acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio, sobre a importância do diálogo, a vivência dos sacramentos e a vida em família, proporcionando uma visão abrangente e profunda sobre a temática matrimonial.
A Santa Missa de encerramento, um momento de profunda espiritualidade e celebração, foi realizada na Catedral de São Sebastião. Presidida pelo padre Crispim Guimarães e concelebrada pelos padres Gabriel, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar da Diocese de Salvador, e padre Edson, pároco da Catedral, juntamente com o diácono Marcos, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar da Diocese de Ilhéus, a celebração reforçou o compromisso dos participantes em colocar em prática os ensinamentos recebidos ao longo do encontro.
De acordo com os coordenadores regionais, o encontro sobre o Catecumenato Matrimonial foi uma experiência enriquecedora e demonstrou a importância do trabalho conjunto em prol da promoção e defesa da vida matrimonial. “Esperamos que esse encontro motive ainda mais a reflexão para uma preparação adequada e profunda para o sacramento do matrimônio, sendo uma verdadeira catequese nesse tempo de discernimento para a vocação matrimonial”, disse o casal coordenador regional, Júlio e Kátia.
Texto: Júlio e Kátia - Casal Coordenador da Pastoral Familiar no Regional NE3 Edição: André Luiz Gomes