A Comissão Executiva e Ampliada da Pastoral Familiar do Regional Centro Oeste (RCO) promoveu, no dia 26 de fevereiro, um retiro espiritual, em Goiânia (GO). Participaram cerca de 25 agentes da Pastoral Familiar das dioceses de Goiás e da Arquidiocese de Brasília. O encontro teve o objetivo de dar início às atividades, destacando a importância de se manter a unidade. Para isso, dom Dilmo Franco de Campos, bispo auxiliar da diocese de Anápolis (GO) e referencial da Pastoral Familiar, fez uma profunda abordagem sobre a prática da Lectio Divina, pois, é por meio da oração que a união em Cristo e entre os irmãos se estabelece e se fortalece.
Durante a explanação, D. Dilmo refletiu sobre os passos que Santo Inácio de Loyola ensinou para que se tenha um efetivo encontro com Deus por meio da oração. São eles: 1. Dispor-se a rezar, 2. Preparar a oração, 3. Situar-se na oração, 4. Meditar, e 5. Revisar. “Conhecer e apaixonar-se pela Palavra de Deus possibilita uma verdadeira intimidade com ela”, disse.
O bispo enfatizou ainda que “Deus sempre tem uma Palavra nova para nós, algo que nunca foi dito, porque Ele está vivo”, e que participar de um retiro como este “ é uma forma de dar um passo em direção a Jesus que vem sempre ao nosso encontro”.
Segundo D. Dilmo, aquele que mantém uma proximidade com Deus pode sempre responder categoricamente se é feliz e se está no lugar certo. “É feliz porque não lhe falta nada. Está no lugar certo porque está fazendo a vontade de Deus”, destacou. “Não perdemos tempo rezando, pelo contrário, ganhamos a felicidade, pois, é somente fazendo a vontade do Pai que seremos realmente completos”, finalizou.