Em julho, a Pastoral Familiar do Brasil estará reunida em sua 46ª Assembleia Ordinária. Antes desse momento, que é marcado pelas partilhas das atividades realizadas nos regionais de todo o país, os regionais já começam a se preparar. Na última quinta-feira, 11 de maio, foi realizada de forma on-line a reunião inter-regional com participação de casais dos Regionais Noroeste, Oeste 1 e Sul 1 para as reflexões que serão apresentadas.
Os participantes buscaram responder a duas perguntas básicas: 1) Dentre as práticas pastorais, ligadas à família, realizadas em seu Regional, quais vocês destacariam para relatar? 2) Dos desafios encontrados na atuação da Pastoral Familiar em seu Regional, qual vocês compreendem ser mais acentuadas?
Entre as várias respostas em relação às práticas foram destacados o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio, em todos os regionais; o empenho e alegria dos casais em atender à proposta da Comissão para a Vida e Família, e como isso tem ajudado no fortalecimento dos casais formadores no período pós-pandemia. Também foi relatado sobre o Bom Pastor, um Itinerário para Encontro de Casais em Nova União que tem dado muitos frutos no Regional Sul 1.
Entre os desafios, foi relatada a dificuldade do apoio pastoral da parte de alguns padres, das distâncias a serem percorridas entre as comunidades e os meios de locomoção para se chegar até elas, da falta de padres em algumas localidades, da falta de comprometimento de membros da pastoral, do excesso de trabalho para poucos que se dedicam ao serviço de evangelização.
Participantes da reunião, Alisson e Solange Schila, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, fez o encerramento da reunião chamando a atenção para as diversas realidades dos regionais e que a Igreja não deve ter um viés alfandegário, mas sim, ser acolhedora e ter muita amabilidade.
Os regionais Noroeste, Oeste 1 e Sul 1 correspondem, respectivamente, às dioceses dos estados do Acre, Sul do Amazonas e Rondônia; Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Por: José Carlos e Maria Aparecida - Casal Agente de Comunicação – Regional Oeste 1