Papa Francisco dedicou ano ao pai adotivo de Jesus Cristo, exemplo de fé e de humildade
Desde o início de dezembro, a Igreja celebra os 150 anos da declaração de São José como padroeiro da Igreja Católica. Por isso, o Papa Francisco publicou a carta apostólica “Patris corde – com coração de Pai” e convocou o período até 8 de dezembro de 2021 como o Ano de São José. Por meio da celebração desta data, poderão ser concedidas indulgências plenárias. Poder analisar e amar a figura de São José é um grande convite a exercer a paternidade e a fazer sempre a vontade de Deus.
No documento, são sete pontos que o Papa Francisco utiliza para descrever São José: Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra. “O objetivo desta carta apostólica é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”, ressaltou o Papa Francisco.
O Santo Padre também destaca que podemos servir de apoio na obra de salvação de muitas pessoas. “Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação”, disse.
Como exercer a paternidade?
Na vida cotidiana, em meio a tanta agitação, seja no trabalho, nos afazeres domésticos, nos estudos, na alegria e na dor, é necessário olhar o exemplo de São José e buscar sempre amar o Senhor, como diz a antiga canção que até hoje cantamos em nossas comunidades: “São José, fiel e justo amigo, sempre foste um homem bom, temente a Deus”.
Para isso, é importante exercer a autoridade, exigir a obediência, mas com ternura. Colocar no colo, dizer que ama e gastar um tempo a mais com a família (do que com a TV, com os celulares e outras ferramentas que nos tiram a atenção). Mostrar que o trabalho é importante, mas que em primeiro lugar vem o amor a Deus. Essas e tantas outras ações são formas de levar nossos filhos a terem um encontro pessoal com Deus.
“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação”, disse o papa Francisco.
Como conquistar indulgências plenárias
Por ocasião desta celebração, será concedida a indulgência plenária àqueles cumprirem uma série de condições estabelecidas pela Penitenciária Apostólica como confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre. Neste ano, as indulgências podem ser recebidas por meio de orações e ações diferentes, incluindo rezar pelos desempregados, confiar a São José o trabalho diário, realizar uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, ou meditar por pelo menos 30 minutos na oração do Pai-Nosso.
Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, “o dom da indulgência plenária estende-se particularmente aos idosos, aos enfermos, aos moribundos e a todos aqueles que por motivos legítimos não podem sair de casa”, afirma o decreto que instituiu o ano de São José.