A Arquidiocese de Brasília deu início à Semana Nacional da Família na capital federal. A abertura ocorreu no último sábado (12) na Catedral Metropolitana. O evento foi organizado pela Pastoral Familiar, com o apoio de outros movimentos do Setor Vida e Família e durou toda a tarde.
O grupo do Terço dos Homens abriu as atividades conduzindo o Terço da Misericórdia. Em seguida, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, além de bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e também referencial do Setor Vida e Família, ministrou uma palestra sobre a vocação.
Ele mencionou que a palavra vocação vem do verbo em latim ‘vocare’, que significa chamado. “O chamado é uma missão dada por Deus e que cada um deve, portanto, se questionar o que o Senhor está lhe propondo, o que Ele quer de você e, além disso, abraçar a esse chamado”, apontou.
O assessor executivo da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, padre Rodolfo Chagas, também participou do evento e afirmou que é uma grande alegria iniciar a Semana Nacional da Família SNF com toda a Igreja do Brasil. “A família é um grande terreno fértil de onde surgem todas as vocações, principalmente a vocação para o Sacramento do Matrimônio”, declarou. Segundo o padre, além de dar testemunho, é muito importante conversar com os jovens sobre a beleza deste sacramento para que eles não tenham medo de atender ao chamado de Jesus. Ele exortou a todos os presentes que celebrem com amor e alegria os encontros da SNF em suas paróquias.
Houve também o testemunho do casal Nelson e Sônia, agentes da Pastoral Familiar da paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis, no Jardim Botânico(DF). Eles deram um lindo e comovente testemunho sobre a missão de serem avós e compartilharam a experiência que estão vivendo que é de cuidar de duas netas adolescentes. Nelson disse que achou que seria difícil por causa do choque de gerações, mas reiterou que, dentre os vários compromissos, levá-las aos passeios é muito gratificante e que “só não é melhor porque não pode participar das festinhas”, concluiu sorrindo. Sônia, por sua vez, disse que “cuidar delas é a missão mais maravilhosa que Deus lhes deu”.
O evento foi encerrado com a Santa Missa celebrada por dom Paulo Cezar, cardeal e bispo arquidiocesano de Brasília.