A Pastoral Familiar da Diocese de Cascavel, através do setor de Casos Especiais, realizou nos dias 18 e 19 de abril o retiro anual para casais de segunda união ou recasados. Desta vez, a Casa das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, da Paróquia São Francisco de Assis, no Bairro Guarujá em Cascavel, acolheu os 25 casais inscritos e a Equipe Diocesana.
Os participantes e equipe avaliadora foram unânimes em afirmar que o carinho das irmãs e o ambiente agradável na Casa foram pontos fundamentais para que se realizasse um dos melhores e mais espiritualizados retiros para casais em 2ª União da Pastoral Familiar nos últimos anos.
Durante o fim de semana, temas de extrema importância para a vida destes casais foram abordados, como: O amor de Deus pelas famílias em situação especial, as alternativas possíveis para regularização da situação de cada casal, o relacionamento com os filhos, a comunhão espiritual, o perdão e diversos outros temas que reforçaram o desejo da Igreja em acolhê-los.
Este desejo ficou explícito com a visita de Dom Mauro Aparecido dos Santos ao evento. Em um breve pronunciamento, o Arcebispo de Cascavel falou do carinho da Igreja com os casais de Segunda União e pediu a eles para buscar em fontes seguras as informações sobre o seu estado de vida e o que diz a Igreja sobre o assunto. Para Dom Mauro, muitas vezes os casais em situação irregular não estudam os documentos da Igreja e se contentam com informações superficiais sobre o tema coletadas na mídia ou com pessoas desinformadas que distorcem a verdade, confundindo e afastando muitas pessoas da Igreja Católica. Participaram também do encontro, casais vindos de outros municípios e dioceses, que vieram buscar subsídios para implantar grupos de casais de segunda União em suas paróquias, como é o caso de Céu Azul, Campo Bonito e Três Barras do Paraná.
Equipe Diocesana da Pastoral Familiar de Cascavel -PR