“Assistência ao idoso e terapias paliativas” será tema de encontro promovido pela Pontifícia Academia para a Vida, de 5 a 7 de março. A finalidade é refletir sobre a questão da assistência aos idosos no fim de vida. O evento será na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano.
Serão abordados “aspectos específicos como a atenção médica aos idosos com enfermidades crônicas e degenerativas” ou “as diretrizes éticas para um bom acompanhamento dos idosos que estão próximos da morte”.
Programação
Na primeira sessão, os participantes irão tratar de temas como “o uso e abuso de analgésicos nas terapias paliativas, os cuidados de enfermagem ou o processo de tomada de decisões clínicas para os idosos no fim de suas vidas”.
O segundo dia será dedicado às “perspectivas éticas antropológicas” e dirigirá a atenção às relações com as pessoas anciãs nos âmbitos “familiar, social e hospitalar”. Também serão analisadas as “diretrizes éticas do acompanhamento à morte e o respeito da dignidade, evitando formas de abandono ou eutanásia”.
Para encerramento do encontro, estão previstas palestras dedicadas “à espiritualidade do idoso nos últimos anos, aspectos legais do final da vida, os cuidados pastorais e o papel da família”.
No dia 6 de março, haverá debate aberto ao público para que “estudiosos, agentes de saúde, agentes de pastoral e estudantes discutam sobre assuntos relacionados à terceira idade a partir de diferentes perspectivas: teológico-filosófica, ética, médica, cultural e social”.
CNPF com informações do News.va