Um grupo de colaboradores do Secretariado Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) visitou a sede da Secretaria Executiva da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (Secren/CNPF), na tarde desta quarta-feira, 30 de agosto. O momento foi oportunidade de estreitar laços e promover o conhecimento do trabalho desenvolvido.
Segundo o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, o Secretariado da CNBB quis encerrar o Mês das Vocações rezando pela família de todos os colaboradores. O intuito também foi de “conhecer a missão da Pastoral Familiar e da Secretaria Nacional, proporcionar aos colaboradores uma imersão em todos os serviços da Igreja no Brasil, favorecer a integração dos mesmos e revelar que cada um, em cada setor e serviço prestado, contribui para a evangelização na Igreja no Brasil”.
A acolhida foi feita pelo assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da CNPF, padre Rodolfo Chagas Pinho, que destacou que ali é um espaço da Igreja no Brasil voltado para as famílias. “Aqui é a sede da Pastoral Familiar, então é um lugar de amor, de perdão, de reciprocidade, tudo o que tem nas nossas famílias”.
Os quatro colaboradores da Secren se apresentaram, partilhando suas funções e o tempo a serviço da Pastoral Familiar do Brasil. O colaborador Tómaz Alves, que coordena a equipe, recordou a história da Pastoral Familiar no país desde as primeiras iniciativas de evangelização após o Concílio Vaticano II e, posteriormente, após a publicação da exortação apostólica Familiaris Consortio de São João Paulo II. Tómaz contou como foi a articulação da irmã Maria Fernanda Balan, assessora no final da década de 1990, para a nacionalização do subsídio Hora da Família e para a construção da sede da Pastoral Familiar. “Nós somos parte da CNBB, mas por conta da necessidade a Pastoral Familiar precisou contar com uma estrutura própria”.
Tómaz apresentou ainda o trabalho realizado pela Pastoral Familiar no Brasil, a partir da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e por meio dos três setores (Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais), contando com agentes em todo o Brasil.
Após a apresentação, padre Rodolfo motivou os colaboradores da CNBB a apoiarem e se envolverem com a Pastoral Familiar nas suas paróquias, destacando que a Pastoral Familiar é para todas as famílias, nas condições que se encontram. Ele conduziu os visitantes à área externa do prédio, onde está instalada a ermida com a imagem da Sagrada Família. Lá, rezou pelas famílias do Brasil e pelas famílias de cada um dos presentes.