Na proximidade do Tempo do Advento, que marca a preparação dos cristãos católicos para o Natal, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) quer incentivar as famílias a prepararem o presépio e acolherem o Menino Jesus, compartilhando o ambiente preparado para recordar o nascimento de Jesus Cristo nas redes sociais.
“Minha família acolhe o Menino Jesus” é o nome da iniciativa que pretende resgatar e fortalecer nas casas o verdadeiro sentido natalino para os cristãos, que é o nascimento do Salvador
“Minha família acolhe o Menino Jesus” é o nome da iniciativa que pretende resgatar e fortalecer nas casas o verdadeiro sentido natalino para os cristãos, que é o nascimento do Salvador.
A CNPF pretende oferecer informações e reflexões a respeito do presépio, divulgar a tradição de retratar o nascimento de Jesus, apontar a importância para a compreensão do Natal, bem como da força catequética dessa representação. Também serão divulgados vídeos com inspirações para utilização de diferentes materiais para a construção do presépio. Outra sugestão da Pastoral Familiar será para que os membros das famílias fiquem alguns momentos longe da internet para dedicarem-se uns aos outros.
Além da montagem dos presépios, os agentes são convidados a celebrar em família a Novena de Natal, a partir do roteiro proposto pela CNBB. O material já disponível para aquisição na loja da Pastoral Familiar.
Origem
A tradição do presépio tem origem em Gréccio, na Itália, onde São Francisco de Assis se deparou com grutas que lhe faziam lembrar a paisagem de Belém, onde esteve anteriormente. Era dezembro de 1223 quando o Santo quis “representar o Menino nascido em Belém, para de algum modo ver com os olhos do corpo os incômodos que Ele padeceu pela falta das coisas necessárias a um recém-nascido, tendo sido reclinado na palha duma manjedoura, entre o boi e o burro”.
Evangelho vivo
Em sua carta apostólica Admirabile Signum – sobre o significado e valor do presépio, o Papa Francisco o define “como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura”. No texto, o pontífice recorda que a tradição é aprendida pelas crianças, quando o pai e a mãe, juntamente com os avós, “transmitem este gracioso costume, que encerra uma rica espiritualidade popular”. O desejo do Papa Francisco é que “esta prática nunca desapareça; mais, espero que a mesma, onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar”.
Partilhar
Mesmo com a proposta de dedicar menos tempo às mídias digitais, as famílias podem aproveitar o período nas redes para compartilhar a alegria da preparação para receber o Menino Jesus. Poderão compartilhar fotos e vídeos com a hashtag #presepioemcasa, mostrando os presépios ou lugares preparados para receber a imagem de Jesus no dia 25 de dezembro.