A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) promove, entre os dias 7 e 9 de julho, em Brasília (DF), a 46ª edição da Assembleia Nacional da Pastoral Familiar. Os coordenadores e assessores eclesiásticos dos 19 regionais devem participar do encontro. O casal coordenador nacional, Alisson e Solange Schila, os novos bispos membros e o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também estarão presentes. Representantes de movimentos e serviços que atuam com as famílias foram convidados.
O encontro vai permitir que a Comissão Nacional apresente os novos materiais que compõem a trilha vocacional proposta para todo o país, que vão desde a infância, passando pelo namoro, noivado, primeiros anos de matrimônio até a viuvez. Também será possível conferir a atualização de vários textos utilizados na evangelização das famílias brasileiras.
A Assembleia da próxima semana foi precedida por reuniões regionais (on-line), que possibilitou a troca de experiências entre as coordenações locais. “Foi muito rico o processo de nos reunirmos virtualmente em pequenos grupos de regionais. Cada Regional partilhou suas ações pastorais práticas e ressaltou os destaques e os desafios percebidos”, explicou Alisson Schila. “Dessa forma, foi possível conversar de maneira muito fraterna trocando experiências e se conhecendo melhor”, completou Solange.
O casal nacional ressalta que entre as várias respostas em relação às práticas executadas localmente, o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio e o Itinerário Bom Pastor, para casais em nova união, ganharam destaque.
Assembleias regionais
Desde a última Assembleia Nacional, realizada em 2022, em Santa Catarina, quando ocorreu a eleição do casal coordenador Nacional Alisson e Solange, foram realizadas assembleias em todos os 19 regionais para eleger as coordenações locais.