A Comissão da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 4, que reúne as dioceses do Piauí, promoveu, nos dias 18 e 19 de março, em Teresina (PI), a 36ª Assembleia Regional. Neste ano, o evento, realizado no Seminário Sagrado Coração de Jesus, teve como tema “Vocação familiar: a graça do matrimônio e a missão do serviço à vida”. Estiveram presentes as coordenações de Bom Jesus, Campo Maior, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e da arquidiocese de Teresina.
No sábado, o arcebispo de Teresinao presidente do Regional, Dom Juarez Sousa da Silva, abordou a temática: “A Igreja, a família e a vida”. O casal coordenador nacional, Alisson e Solange, e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, Pe. Crispim Guimarães, enviaram mensagens em vídeo saudando os participantes da Assembleia.
Os coordenadores diocesanos e os assessores eclesiásticos também apresentaram as experiências realizadas nos últimos dois anos na ação pastoral e os planos para 2023.
Eleição
Durante o encontro, a comissão regional realizou a eleição do casal coordenador regional e os novos membros da coordenação para o triêno 2023-2025. Eles serão confirmados no regional e divulgados posteriormente.
No domingo, o evento foi retomado com a celebração da Santa Missa. O secretario executivo regional da CNBB, Pe. Ataan Brito, também apresentou a estrutura organizacional e a composição pastoral do Regional Nordeste 4. Em uma palestra, o Pe. Antônio Soares, assessor eclesiástico regional, abordou a temática: A vocação e a missão da Pastoral Familiar.
“A Assembleia foi um momento de integração, partilha e aprofundamento sobre a vocação e a missão do ser família cristã diante dos desafios de caminharmos sempre com corações ardentes e pés a caminho do Cristo Ressuscitado no serviço em favor da vida e da família na Igreja particular do Piauí”, destacou o presidente do regional, dom Juarez Sousa da Silva.