O Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne as dioceses de Mato Grosso, promoveu no último final de semana (2 e 3 de abril) a XXVI Assembleia da Pastoral Familiar. O tema do encontro foi “A Sinodalidade na Família através da Comunhão, Participação e Missão” e contou com a presença do bispo de Sinop (MT) e referencial da Pastoral Familiar para o Regional, Dom Canísio Klaus. O bispo da Diocese de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, também participou da assembleia.
No total, participaram 55 agentes da Pastoral Familiar, entre padres assessores da Pastoral Familiar e coordenadores diocesanos, além de convidados. As oito arquidioceses/dioceses estiveram presentes: Cuiabá, e Barra do Garças, São Luiz de Cáceres, Diamantino, Juína, Primavera do Leste/Paranatinga, Rondonópolis/Guiratinga e Sinop.
A abertura do evento foi realizada por dom Klaus. Por sua vez, dom Ricardo Hoepers falou sobre a espiritualidade na e da família a partir da comunhão, além de dar indicações práticas para a Pastoral Familiar na perspectiva da missão. O assessor da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, Pe. Crispim Guimarães, também participou do encontro e fez uma reflexão sobre como as famílias e os ministros ordenados podem ajudar na dimensão da participação, dando um testemunho de sinodalidade, e apresentou alguns desafios à vida familiar a partir da pandemia.
Trabalhos realizados
Cada setor de coordenação da Pastoral Familiar (Pré-Matrimônio, Pós-Matrimônio, Casos Especiais, Núcleo de Espiritualidade, Comunicação e Serviço à Vida), apresentou de forma sucinta as atividades realizadas entre 2021 e 2022. Mesmo diante da crise pandêmica, muitos trabalhos foram desenvolvidos. Além disso, foram discutidos os desafios e dificuldades para a implementação da Pastoral Familiar.
Depois dos momentos de formação e partilha, a assembleia foi finalizada com a celebração da Santa Missa, com a bênção de envio.