A Câmara Municipal de Campina Grande (PA) promoveu, na última terça-feira (14), a sessão especial “Campina contra o Aborto”, proposta pelo vereador Waldeny Santana. Entre os participantes estiveram representantes de instituições religiosa, acadêmicas, saúde e sociedade civil. O pe. João Paulo, coordenador da Comissão Pastoral Vida e Família na diocese participou do evento.
O objetivo da sessão foi trazer ao plenário o debate sobre um tema um tanto delicado e polêmico, que é a prática do aborto – considerado crime, salvo algumas situações previstas em lei. Vários pontos de vista foram apresentados; pela ciência, na fala de um médico radiologista e de um professor universitário e, pela visão cristã, com a fala de líderes protestantes e da Igreja Católica.
O coordenador da Comissão Pastoral Vida e Família, Pe. João Paulo, contextualizou a temática frisando que o resultado destes valores invertidos, que culminam com a prática do aborto, passa pela desestruturação das famílias. “O matrimônio ainda é uma instituição que pode salvaguardar a sociedade. O caos social que estamos vivendo, a resposta está no caos familiar” comentou.
Para ele, o poder público precisa assumir posição diante do tema e levar aos ambientes públicos, principalmente o escolar, políticas que tratem o ensinamento do amor, muito além da educação sexual, com a valorização da vida humana. O religioso finalizou parabenizando a Câmara pela coragem em falar sobre o aborto e pediu para que os parlamentares legislem em favor da valorização da vida humana, em todas as suas dimensões.
Por Marcos Siqueira (texto e foto) – Comissão Diocesana da Pastoral Familiar
Edição: André Luiz Gomes