A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está reunida em Brasília (DF), nesta sexta-feira (18). O encontro é o primeiro presencial desde o início da pandemia. Também participa do encontro o casal coordenador da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf.
Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão; os conselheiros, dom Armando Martín Gutiérrez e dom Bruno Elizeu Versari; o assessor, padre Crispim Guimarães; e o casal coordenador nacional tratam de temáticas administrativas ligadas à Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e das atividades pastorais deste ano de 2022.
Na pauta, informes sobre o novo formato dos subsídios Hora da Família e Hora da Vida e o processo de atualização do Diretório da Pastoral Familiar, que será desenvolvido no segundo semestre deste ano. O grupo também trata das ações relacionadas às atividades deste ano, como o encontro com os movimentos, o Simpósio Nacional da Família, a Assembleia Nacional da Pastoral Familiar e o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar.
Primeiro encontro presencial
O bispo de Rio Grande e presidente Comissão Para a Vida e Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers deu boas vindas a todos e celebrou a retomada da reunião presencial depois de quase dois anos só de encontros virtuais.
“Esta reunião vai ajudar muito a nos organizarmos para os eventos que teremos esse ano, como a Assembleia Nacional da PF 2022, em Florianópolis (SC), e o Encontro Mundial, que ocorrerá no fim da nossa gestão na comissão, fechando com chave de ouro”, disse.
Secretaria Nacional
O assessor da Comissão para a Vida e a Família e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, apresentou um relatório sobre a administração da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar (SECREN) – o órgão executivo e administrativo da CNPF.
Encontro com os Movimentos
Neste sábado, 19 de fevereiro, a Comissão vai realizar um encontro com os Movimentos eclesiais que atuam com as famílias. Será ocasião para refletir sobre sinodalidade e sobre um programa comum da Pastoral Familiar com esses movimentos, principalmente na inserção paroquial. Também está na pauta o X Encontro Mundial das Famílias e o XVI Congresso Nacional das Famílias.
Com informações e fotos do Portal da CNBB