“A complementaridade do homem e da mulher” será tema do Congresso Internacional promovido pelo Vaticano, de 17 a 19 de novembro. O evento reunirá líderes e estudiosos de diversas religiões do mundo com o objetivo de “examinar e propor de forma diferente a beleza do relacionamento entre homem e mulher, buscando apoiar e revitalizar o matrimônio e a vida familiar para o florescimento da sociedade humana”. Estão convidados líderes cristãos muçulmanos, judeus, hindus, budistas e outros.
O papa Francisco fará o discurso de abertura, após a apresentação inicial do cardeal Gerhard Müller, que, além exercer a função de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, preside também a Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”, a Pontifícia Comissão Bíblica e a Comissão Teológica Internacional. Entre os palestrantes estará também o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch.
O simpósio é organizado pela Congregação para a Doutrina da Fé e pelo Pontifício Conselho para a Família, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Os organizadores afirmam que “os testemunhos da sabedoria da tradição religiosa e a experiência cultural atestam o poder e a vitalidade da união complementar do homem e da mulher”. Assim, “espera-se que o simpósio seja um catalisador de linguagens e projetos criativos, além de solidariedade global, para fortalecer o relacionamento conjugal, tanto para o bem dos cônjuges como para o bem de todos os que dependem deles”.
Por Assessoria CNPF com Zenit.