O XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar será realizado em agosto de 2022. O novo adiamento foi confirmado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em reunião virtual nesta quinta-feira, 11 de fevereiro. Durante a videoconferência, também foram discutidas ideias para a abertura do Ano Família Amoris Laetitia, no próximo dia 19 de março, e outras temáticas do trabalho pastoral.
Congresso Nacional
Anteriormente marcado para setembro de 2020, o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, em Florianópolis (SC), teve que ser adiado para 2021, por conta da pandemia do novo coronavírus. Agora, com as incertezas quanto à imunização da população e as consequências econômicas, a Comissão Organizadora propôs a remarcação do evento para o ano que vem. Com a data disponível para a realização no mesmo local, ficou estabelecida a realização de 26 a 28 de agosto de 2022.
Os bispos membros da Comissão Vida e Família confirmaram a remarcação do evento e estabelecerão os contatos com a arquidiocese de Florianópolis e com a comissão organizadora do Regional Sul 4 da CNBB para dar prosseguimento à organização do evento cujo tema é “Amor familiar: vocação e caminho de santidade”.
Ano Família Amoris Laetitia
Com abertura marcada para o dia 19 de março, Solenidade de São José, Esposo de Maria, o Ano Família Amoris Laetitia, proposto pelo Papa Francisco, também terá programação especial no Brasil.
A Comissão Vida e Família da CNBB apresentou à Presidência da Conferência Episcopal as propostas de trabalho que serão assumidas em âmbito nacional e recebeu sugestões para um dia totalmente dedicado à abertura do ano, com missa, momento de oração e lives pelas redes sociais.
Luiz Zilfredo Stolf, coordenador nacional da Pastoral Familiar junto com sua esposa Kathia, mostrou-se satisfeito com a acolhida e as propostas de uma abertura nacional: “Um evento como este merece uma abertura solene”, destacou.
Os membros da Comissão também falaram sobre a preparação de materiais que serão oferecidos para aprofundamento da exortação apostólica durante o ano e sobre o seminário on-line “Celebrando 40 anos da Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia”, marcado para maio, no qual serão estudados os aspectos pastoral, eclesiológico e moral dos documentos da Igreja sobre a família.
Ano da Família Amoris Laetitia é tema de reunião da Comissão Nacional
Padre Crispim fala da preparação para o Ano Família Amoris Laetitia
Papa anuncia ano de reflexão sobre exortação Amoris Laetitia
Trabalho da Pastoral Familiar
A Comissão também partilhou informações sobre a articulação e propostas de ações para os casais cooperadores no Serviço à Vida; abordaram a preparação para o Simpósio Nacional da Família e o andamento das atividades dos três setores da Pastoral Familiar (Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais).
Participaram da reunião o presidente da Comissão Vida e Família, dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS); os bispos conselheiros, dom Armando Martín Gutierrez, de Bacabal (MA), e dom Bruno Elizeu Versari, de Campo Mourão (PR); o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf, e o assessor da Comissão Vida e Família e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), padre Crispim Guimarães.