Ao concluir o quadriênio entre 2019 e 2023, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família fez um balanço da atuação e lista os principais avanços conquistados e as iniciativas realizadas neste período de gestão. A equipe de coordenação, composta pelo bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão, dom Ricardo Hoepers, pelo bispo de Campo Mourão (PR), dom Bruno Versari, pelo bispo de Bacabal (MA), dom Armando Gutiérrez, e pelo assessor Pe. Crispim Guimarães, é responsável por acompanhar os trabalhos da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).
Eleição
Foram eleitos os novos casais coordenadores durante a 46ª Assembleia Ordinária Nacional da Pastoral Familiar. São eles: Alisson e Solange Schila, do Regional Oeste 1, e Milton e Lourdes, do Regional Nordeste 2.
Reformas, melhorias e ampliação dos ambientes
Com os recursos financeiros próprios, foram trocados todos os Computadores da Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (Secren), instalados ar condicionados em todos os ambientes, colocadas placas de energia solar, que abastece todos os ambientes, uma caixa d’água subterrânea, construção de um depósito para receber os impressos, duas suítes, muros, uma cozinha, um pátio com jardinagem, uma ermida dedicada à Sagrada Família de Nazaré, oferecendo um espaço orante para os visitantes e que ali se encontrarem nos eventos, foram instaladas câmeras e alarmes por todo ambiente.
Materiais publicados
A Comissão Episcopal para a Vida e Família, juntamente com a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, em comunhão com o Documento do Dicastério para os Leigos, a Família a Vida, através dos “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial – Orientações pastorais para as Igrejas particulares”, publicou uma série de Itinerários:
Adolescentes a caminho do Mestre – Proposta de Itinerário para os jovens que já receberam os Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã”, juntamente com as Comissões para a Animação Bíblico-Catequética e para a Juventude;
“Itinerário para namorados”, uma proposta formativa e acompanhamento de jovens que estão descobrindo a vocação, com a colaboração da Comissão Episcopal para a Juventude. Esse material é híbrido: parte impressa e parte acessível via QRcode;
“Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio”, material híbrido: o livro do catequista, com catequeses dinâmicas pautadas nas Sagradas Escrituras – com a proposta semelhante à IVC, onde os casais abrem suas casas para acolher os desejosos de contrair matrimônio, e um Livreto de bolso para os “noivos”, com o intuído de aprofundar as catequeses, através de exercícios espirituais e 18 pequenos vídeos sobre assuntos relacionados ao matrimônio, disponíveis no QRcode.
“Itinerário para Recém-casados”, em dois volumes, material preparado para formação de pequenas comunidades de casais jovens.
“Itinerário Bom Pastor” voltado para a acolhida e formação de casais em nova união.
Subsídios
Em 2019, foi lançado a “Hora da Família Mensal”, subsídio celebrativo para grupos paroquiais de casais e famílias, fundamentado nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil.
A Hora da Família e a Hora da Vida, sequencialmente propostas de formação e celebração que acontecem nos meses de agosto (2ª semana) e outubro (1ª semana), impressos e on-line, desde 2022.
Portal “vidaefamilia.org.br
Criado em 2020, local onde vários conteúdos informativos e formativos são veiculados, dentre eles Cursos EAD – voltados aos assuntos familiares e sociais, com mais de 4 mil “alunos” nos últimos três anos. No mesmo portal os eventos híbridos: presencial e online podem ser acompanhados ao vivo ou acessados posteriormente.
Associação dos Médicos Católicos
Formada em novembro de 2021 com Estatuto Canônico e Civil, tendo como Presidente o Médico Pedro Spineti, tem como finalidade ajudar na formação dos profissionais da saúde (médicos) na Doutrina Católica e estes colaborarem na formação e conscientização nas diversas áreas à luz do Evangelho e ciências médicas.
Observatório da Vida
Grupo a ser formado por profissionais dos Movimentos Eclesiais com Estatuto Canônico: Medicina (várias áreas), Direito (algumas áreas), Educação, Biologia, Psicologia etc., tendo como finalidades propor reflexões e ações que se antecipem às questões relacionadas à VIDA, pronunciamentos que colaborem com a CNBB em assuntos pertinentes à defesa da Vida. Especialmente com representantes das seguintes instâncias.
Atualização de materiais
• Guia de Implantação na Paróquia
• Guia Pré-Matrimonial
• Guia Pós-Matrimonial
• Guia Casos Especiais
• INAPAF
Celebrações e momentos formativos (agenda 2023)
• Encontro Nacional da Pastoral Familiar com os Movimentos Eclesiais
• 1ª Romaria da Vida e da Família
• 13º Simpósio Nacional das Famílias
• Encontro Nacional dos bispos e assessores/as regionais e diocesanos
• Assembleia da Pastoral Familiar
• Semana Nacional da Família
• Semana Nacional da Vida
Eventos que a Comissão participou
• Congresso Nacional das Famílias
• Encontro Mundial das Famílias
• Fórum Amoris Laetitia
Canais de Comunicação
Portal Vida e Família: Lançado em 2021, é um espaço virtual de formação e informação.
Canal do Youtube: Nele encontra-se muitas lives e vídeos disponíveis. Já são quase 20 mil inscritos.
Facebook: Espaço dinâmico de comunicação, com perfil próprio, onde se encontram vídeos, fotos, notícias. Os seguidores desta rede, hoje se aproximam de 40 mil.
Instagram: Com quase 10 mil seguidores, é um espaço interativo de notícias curtas e postagens de fotos.
Revista on-line Pastoral Familiar: resumos das principais notícias sobre a Pastoral Familiar e da Igreja. Quando impressa era onerosa e tinha menos de 400 assinantes, hoje é gratuita e chega via e-mails a aproximadamente 20 mil endereços eletrônicos.