A Semana Nacional da Família começou! E neste domingo (13), Dia dos Pais, a Igreja convida a todos os fiéis a celebrarem esta data tão importante no contexto dos encontros propostos no Hora da Família. Neste ano, o tema central é “Família, fonte de vocações”. E para este encontro a vocação de ser Pai fica em destaque.
“Ser pai é uma vocação, é doação e persistência, é decisão, é razão, mas também é muita emoção. É ser presença de Deus, é corrigir quando necessário, proteger, ensinar e perdoar”, diz o texto do encontro deste domingo.
O subsídio do Hora da Família ainda recorda a figura de São José, patrono universal da Igreja, que com seu modelo de “pai perfeito”, sendo um homem temente a Deus, recebeu a missão de criar o Menino Jesus. “Assim é a vocação de cada pai, que tem a missão sagrada de gerar e de ser o verdadeiro mensageiro de Deus na vida de seus filhos: ensinar a rezar, transmitir a fé e conduzir para exercer a cidadania consciente. Que São José, pai adotivo de Jesus, cuide de todos os pais e suas famílias, e que ensine também aos filhos, o amor pelos seus pais”, aponta.
Além disso, o tema aborda a importância da presença do pai para a educação dos filhos. “O pai é o primeiro modelo que os filhos têm do próprio Deus, pois Ele é Pai. O pai é o primeiro educador dos filhos; e esta é uma missão que só pode ser bem realizada com amor. Educar é colaborar com Deus, e é na educação dos filhos que se revelam as virtudes do pai. A educação não pode ser feita pelo medo, já que a educação pelo medo deforma a alma da criança. Educar é uma forma de amar”.