Nesta sexta-feira (8), dia em que a Igreja Católica celebra a Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventura Virgem Maria, o calendário civil nos recorda o Dia Nacional da Família. Em 2023, a data completa 60 anos de existência.
O Dia Nacional da Família foi instituído em 1963, por meio do decreto 52.748. Duas considerações foram apresentadas para a data: “A família, desde os estágios iniciais da civilização, vem constituindo a célula-base dos aglomerados humanos”; e “posteriormente, já nas sociedades perfeitamente organizadas e independentes de ideologia, sistema político, organização social ou credo religioso, continua sendo a família o elo fundamental das mesmas”.
Na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, o Papa Francisco ressalta o papel desta célula fundamental para a sociedade. “É o primeiro lugar onde se aprende a relacionar-se com o outro, a escutar, partilhar, suportar, respeitar, ajudar, conviver”. (Amoris Laetitia, 276). “O bem da família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja”.
São João Paulo II, em 1981, na Familiaris Consortio também destacou que “o matrimônio e a família constituem um dos bem mais preciosos da humanidade”.
Oração
Como uma ação prática para celebrar a data, a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida os fiéis de todo o país a a colocarem a família como intenção sob a intercessão de Nossa Senhora.