O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado nesta quinta-feira (21). A data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005 e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022, lançada em julho deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a população de pessoas com deficiência no país com mais de dois anos de idade é estimada em 18,6 milhões de indivíduos.
São consideradas pessoas com deficiência as que possuem limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades básicas do dia a dia, requerendo atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. As diferentes deficiências podem se enquadrar nas seguintes categorias: deficiência física; deficiência visual; deficiência auditiva; deficiência mental; e deficiência múltipla.
Na Igreja
Em 2022, o terceiro encontro da Semana Nacional da Vida abordou a temática dos direitos das crianças com deficiência. A proposta do encontro convidou a refletir que a atenção que se faz necessária para que cada criança adquire maior importância. Além disso, o roteiro sugeriu aos participantes o compromisso de criar ambientes inclusivos, com acessibilidade, nas paróquias.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convidou também, em maio de 2022, alguns fiéis para participarem ativamente no caminho sinodal, trazendo a sua contribuição por meio de um diálogo aberto com a Santa Sé. Vindo dos cinco continentes, representaram conferências episcopais e associações internacionais que, em muitos casos, já haviam participado das consultas sinodais em nível diocesano.
Na última semana, o Papa Francisco recebeu a Associação Italiana de Mutilados e Inválidos do Trabalho e destacou que a vida humana é um dom de Deus e que as pessoas não são descartáveis, peças de reposição, mas seres únicos.